Menu
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos
Abaixo, podem ser encontrados conteúdos produzidos pelo Instituto que têm relação com este ODS
Notícias
PL da Política Estadual de Segurança Hídrica é lançado em São Paulo
Agora é hora e momento de transformar proposta em ação!
IDS participa de Cine Debate na Semana da Água
A convite da Unibes Cultural vamos debater o filme “A Água Que Falta” dia 23 de março com transmissão ao vivo
Ensaio sobre ocupação das áreas de mananciais tem participação do IDS
Publicação aborda problemas relacionados ao risco iminente da escassez de água na região considerando vários aspectos e a diversidade de atores envolvidos
Saneamento em Tempos de Crises
Série de debates marca o Dia Mundial do Banheiro com soluções e perspectivas para o saneamento no país
Conta de água pode evitar a crise hídrica
Publicação lançada pelo IDS aponta estudo de cenários viáveis para uso da tarifa de saneamento como meio de financiar a proteção das fontes de água
Desafios da Proteção dos mananciais e construção de consenso
OAB / SP realiza debate sobre o futuro de nossas águas com a participação do IDS
A água e o nosso futuro
IDS apresenta pesquisa para criar uma cultura de preservação das águas usando para isso mecanismos econômicos e sustentáveis
A Água que Me Falta
IDS participa de Seminário na ALESP a convite da Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e Saneamento
Semana Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Acompanhe a programação dos eventos sobre a Agenda 2030 no Brasil e participe!
Vem aí a Conferência Brasileira de Mudança do Clima – CBMC
Encontro reúne ONGs, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado para debater o compromisso do Brasil com o clima
Amazônia vai pautar as eleições em 2022
Desmatamento recorde e exigência mundial com a questão climática obriga uma postura compromissada do próximo ocupante da cadeira da presidência do Brasil
Você pode fazer algo em relação à crise climática!
A Lei Mais Urgente do Mundo é um chamado para agirmos juntes! Assine e compartilhe em suas redes sociais. Quem recebeu seu voto precisa ouvir sua voz!
Iniciativas e Projetos
Água na Mídia: vozes durante a crise hídrica em São Paulo
Direitos humanos: água e esgoto
Gestão Pública Inovadora e Qualificada
Mananciais Paulistas como prioridade na agenda pública: identificação de áreas prioritárias
Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030
Plataforma Brasil Democrático e Sustentável
Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável para a bacia do Descoberto
Recomendações para o aprimoramento da tarifa da Sabesp
Segurança hídrica nos Municípios: 6 prioridades
Soluções Inovadoras para implantação da Agenda 2030 no Brasil
Tarifa de água e esgoto: O que está por trás do valor que pagamos?
Biblioteca Virtual Artigos, Propostas, Relatórios, Estudos e Seminários
Ensaio para construção de consenso na ocupação de áreas de proteção de mananciais na Região Metropolitana de São Paulo
Proposta para o Programa de Segurança Hídrica – Parceria IDS e OAB/SP – O IDS apresenta uma proposta para a criação de um programa permanente de proteção das áreas de mananciais, tendo em vista a janela de oportunidade na revisão tarifária da Sabesp conduzida pela Arsesp. A proposta apresentada identifica o setor de saneamento básico como um parceiro central para superar os desafios da segurança hídrica, mas pretendem articular com outros, como por exemplo, com o setor de agricultura e os atores que tratam das políticas de recursos hídricos.
Oportunidades e desafios para o apoio à gestão pública local à luz do novo marco legal do saneamento básico
Parte 2: Impactos e oportunidades no papel dos municípios neste novo cenário legal
O papel dos municípios na política de saneamento básico à luz das alterações trazidas pelo novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020): suas responsabilidades, riscos, desafios e oportunidades. Parceria: Instituto Votorantim
Parte 1: Esclarecimentos sobre o novo marco legal
Esclarecimentos sobre o novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/2020), apresentando o histórico do arranjo legal-normativo do saneamento, dados em série histórica relevantes sobre a área, as mudanças proporcionadas pela nova legislação e suas implicações práticas. Parceria Instituto Votorantim
V Relatório Luz da Sociedade Civil – Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável
Publicação analisa a implantação dos ODS no Brasil e as 169 metas definidas na Agenda 2030. Estudo aponta que 92 delas estão em retrocesso. IDS é uma das organizações co-facilitadoras e colaborou com os capítulos sobre água e saneamento (ODS 6), sobre o combate às alterações climáticas (ODS 13), vida sobre a terra (ODS 15) e o capítulo sobre paz, justiça e instituições fortes (ODS 16). Conheça a série histórica do GT A2030.
Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável – III Edição
Acesse a publicação da III Edição do Soluções Inovadoras 2021 para conhecer os projetos vencedores. A publicação traz fotos e informações completas sobre cada uma das soluções selecionadas em 2021, divididas pelas categorias do edital, destacando os pontos de inovação e de replicabilidade delas e os respectivos ODS com os quais dialogam, além de indicar as regiões em que estão sendo executadas e alguns dos resultados já obtidos.
Investindo em nossa segurança hídrica
A crise hídrica vivenciada pelo Estado de São Paulo em 2015 e 2016 comprova a necessidade de reaver a importância de conservação e de investimentos na gestão de reservatórios no país. Tomadores de decisão, sociedade civil, empresas de saneamento e demais interessados devem observar os modelos nacionais e internacionais de êxito sobre essa agenda e investirem em modelos que avancem em direção à segurança hídrica.
Em estagnação: raio-x de um problema nacional
Diagnóstico publicado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) apontou que, em 2019, o país se encontra estagnado no que se refere à gestão e acesso ao saneamento básico. Os dados revelam que, em 20 anos, o país pouco avançou nessa questão.
MANANCIAIS E TARIFAS: 6 questões essenciais
Questões e respostas essenciais sobre mananciais elaboradas pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), apresenta a importância da conservação e recuperação de mananciais e a tarifa de serviços de saneamento como possível ferramenta que contribui com a segurança hídrica.
Acesso à água e saneamento para enfrentar a Covid-19 no Brasil
Relatório organizado pela Artigo 19, com apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Fundación Avina, Observatório de Governança das Águas e a Rede de Advocacy Colaborativo, que apresentou o cenário de acesso à água e saneamento nas capitais do país no cenário de pandemia. O direito à água é um fator de proteção fundamental neste contexto. Tendo isso em vista, por meio da Lei de Acesso à Informação, foram levantados dados sobre como as unidades federativas têm garantido o acesso ao abastecimento de água a suas populações, bem como o grau de transparência por parte do poder público em relação ao tema.
Ano novo, problema antigo: Ano de 2021 começará e Brasil ainda precisa priorizar o saneamento básico
São 39,4 milhões de brasileiros sem acesso à água potável, 101 milhões sem seus esgotos coletados e tratados (praticamente 50% de nossa população) e a cada 100 litros de água captada e tratada, perdemos em nossas tubulações 38 L. Tomadores de decisão, sociedade civil, empresas de saneamento e demais interessados devem observar os modelos nacionais e internacionais de êxito sobre essa agenda e investir em modelos que avancem em direção à segurança hídrica.
Prepara RAPS 2020 – GUIA TEMÁTICO Segurança hídrica municipal
O conteúdo deste guia foi elaborado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (DS), a pedido da RAPS, para o programa Prepara RAPS, iniciativa voltada a pré-candidatos e pré-candidatas da rede para as eleições municipais de 2020.
IV Relatório Luz da Sociedade Civil para Agenda 2030
Quarta edição do Relatório Luz em que foram abordados os impactos do novo coronavírus no Brasil e os efeitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Esforço conjunto do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, o material apresenta 158 recomendações para o avanço da implementação dos ODS no Brasil. O leitor encontrará informações baseadas em evidências e requisitos fundamentais para orientar políticas públicas efetivas e uma cultura democrática.
Parceiros
Cadastro de Voluntário(a)