IDS promove debate sobre segurança hídrica na Conferência da Água da ONU em NY

28/02/2023

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria com o Mandato Parlamentar da Dep. Marina Helou, coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista em defesa das Águas e do Saneamento, e com apoio do Observatório de Governança das Águas, promoverão a mesa “Adaptação climática e resiliência: o desafio de São Paulo na proteção dos recursos hídricos em favor da segurança hídrica”, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Água de 2023, em Nova Iorque. 

O debate, que acontecerá no dia 21 de março, terça-feira, às 18h (horário de Brasília; 5pm em Nova Iorque), de forma online, discutirá  uma nova cultura de cuidado com a água, mudanças nas políticas públicas e os múltiplos usos da água por meio do monitoramento do desmatamento nas áreas de mananciais em São Paulo. 

A proposta da mesa é apresentar como, por meio de um mecanismo tecnológico, o Estado de São Paulo está criando um sistema de alerta, com dados de desmatamento nas áreas de mananciais da região metropolitana de São Paulo, que seja acessível à população e que dê suporte à implementação de políticas públicas nesses territórios críticos para a segurança hídrica, e que possa ser replicado para outras regiões. Espera-se que, com essa informação gerada por monitoramento das áreas de mananciais, as autoridades locais, a população e o setor privado reúnam seus esforços e possam estabelecer metas efetivas de combate ao desmatamento em áreas de extrema importância como os mananciais. 

A mesa de debate abordará esses desafios e as ações em andamento para a construção desse novo paradigma, em especial: o monitoramento do desmatamento em mananciais, a partir da inovação social MapBiomas, viabilizada por meio de uma parceria entre a sociedade civil e o poder legislativo; o aprimoramento da governança dos recursos hídricos, com base em Protocolo desenvolvido pelo Observatório das Águas, articulação nacional de mais de 60 organizações e universidades; e a possibilidade de viabilizar investimentos nessas áreas com base na tarifa de saneamento definida pelo órgão regulador. 

Os convidados que compõem a mesa são: o mediador Sérgio Ribeiro, consultor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), a Deputada Estadual Marina Helou (SP), Flávio Montiel representando o Observatório das Águas (OGA), Amauri Pollachi (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) e Anderson de Oliveira (Secretário Executivo da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL).

A Conferência

A Conferência sobre Água será realizada entre os dias 22 e 24 de março, em Nova Iorque, Estados Unidos. A proposta desta edição é a Revisão Integral de Meio Termo da Implementação da Década das Nações Unidas para Ação sobre Água e Saneamento (2018-2028). Para saber a programação completa do evento, clique aqui

Acompanhe o evento:

Leia também: IDS afirma compromisso com ODS na Conferência da Água – ONU

Parceiros