Quem Somos

O IDS é uma organização que busca pautar os temas
democracia e sustentabilidade como indissociáveis,
uma vez que as práticas sustentáveis fortalecem
os valores democráticos

Fundado em 2009 e com mais de uma década de atuação no Brasil, o IDS reúne lideranças da vanguarda do movimento socioambiental e trabalha para incorporar as melhores práticas e conhecimentos às políticas públicas e à governança política do país. Como organização de interesse público, atuamos com parceiros e redes da sociedade civil organizada e buscamos envolver atores dos setores mais diversos da sociedade nas propostas e iniciativas desenvolvidas pela organização. Por meio de subsídios técnicos e da articulação política e social, fomentamos o debate público de qualidade, prezando pela pluralidade e diversidade. O IDS nasce do entendimento de que a política e a participação cidadã democrática são imprescindíveis para alcançar a sustentabilidade, e a sustentabilidade é a única forma de garantir uma democracia forte e pujante.

Nossa missão

Nossa missão é ser um ator relevante da sociedade civil nos processos locais, regionais, nacionais e internacionais para a construção de um novo acordo social que tenha a democracia e a sustentabilidade como valores centrais.

Nossa visão

Nossa visão é convergir e potencializar ideais e propostas que contribuam para aprofundar a democracia e colocar a sustentabilidade como valor central para a vida no século 21.

Think Thank Socioambiental

Formação de opinião e gestão de conhecimento

Os desafios do século 21 ganharam tamanha complexidade e escala que podem parecer insuperáveis. Mas o conhecimento agora coloca o Brasil na fronteira de um novo paradigma de desenvolvimento.

Criado como Think Tank para reunir as melhores propostas para o país na Plataforma Brasil Democrático Sustentável, o IDS atua em temas que considera relevantes e primordiais para o desenvolvimento sustentável. Levamos informação e solução para o poder público, consolidamos informação e solução para a tomada de decisão, engajamos com parceiros em projetos e ações coletivas de redes da sociedade civil, além de nos conectarmos para transmitir conteúdo de qualidade e mobilizar a sociedade para maior participação na vida pública.

Desenvolvemos um método de trabalho baseado na escuta de especialistas, autoridades públicas, representantes de setores diversos e da sociedade civil, para agregar recomendações, formular respostas e assim gerar conhecimento. Nosso objetivo é por meio de estudos e pesquisas, seminários, debates, rodas de conversa e iniciativas locais e nacionais contribuir para o debate público e fortalecer políticas públicas em todo o país.

Acesse a nossa Biblioteca Virtual e veja todo o conhecimento produzido e organizado pelo IDS e parceiros estratégicos ao longo da sua história (clique aqui).

Aprofundar, no conceito e na prática, as relações entre democracia e sustentabilidade na sociedade brasileira contemporânea.

Estimular o desenvolvimento que tenha como elementos centrais o uso racional de recursos naturais e a diversidade cultural e biológica, assegurando a disponibilidade de recursos e oportunidades intergeracional e interregional.

Fomentar a criação de um ambiente favorável para o avanço de agendas positivas da sustentabilidade, propostas por organizações sociais, empresariais, governamentais e políticas.

Disseminar informações e conhecimentos, produzidos pelo IDS ou por terceiros, que identifiquem as conexões entre sustentabilidade e democracia, de forma a estimular o debate e influenciar processos decisórios públicos e privados.

Parceiros