Equipe Executiva

A equipe do IDS trabalha para apresentar propostas de
desenvolvimento sustentável para o Brasil por meio de advocacy,
construção coletiva, incidência política e ações em rede.
Conheça abaixo quem constrói o Instituto

Carolina Bezerra Marchiori

ASS. DE ADVOCACY EM ASSUNTOS DE ECONOMIA VERDE
Economista de formação, com mestrado na mesma área, pela Unesp. Doutoranda interdisciplinar em Política de C&T, na Unicamp. Atuou como Analista de Pesquisa em consultorias, desenvolvendo relatórios, estimativas e artigos relacionados às indústrias. Foi professora universitária, com trabalhos orientados para a formulação de estratégias junto ao governo, em benefício da sociedade.

Carolina Riberti Mattar

DIRETORA EXECUTIVA
Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Gestora Executiva Institucional e Diretora de Captação de Recursos do TETO Brasil entre 2013 e 2018. Atua no terceiro setor desde 2011, acumulando experiências nas áreas de coordenação de equipes, elaboração e execução de projetos, gestão financeira, captação de recursos, comunicação e planejamento estratégico

Donatila Brasil Rocha Pinski

ASSISTENTE EXECUTIVA
Formada em Comunicação (Jornalismo e Relações Públicas) e com mestrado em Administração, ambos pela Universidade Católica de Santos - Unisantos. Acumula mais de quatro décadas de experiência profissional em diferentes setores: público (justiças estadual e federal), privado, sindical e terceiro setor. Coordenou projeto social com adolescentes em situação de vulnerabilidade, liderou projeto de educação e prevenção ao HIV/AIDS para motoristas e cobradores de ônibus urbano na cidade de São Paulo e foi coordenadora de atividades da diretoria executiva do Instituto Ethos.

Eduardo Couto

ASSISTENTE DE PESQUISAS e PROJETOS
Bacharel em Ciências e Humanidades na UFABC, mestre (UFSCar) e doutorando (USP) em Ciência Política. Trabalhou com pesquisas sobre o Sistema Político Brasileiro, com foco nas Relações entre os poderes Executivo e Legislativo a nível nacional, sob perspectiva qualitativa e levando em conta o conteúdo da agenda presidencial e debates temáticos no Congresso Nacional. Atuou também em consultoria em Processo e Produção Legislativa no tema de Iniciativas de Inovação no Setor Público.

Elisabete Fernandes

SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA
Formada em Letras pela Faculdade Oswaldo Cruz, foi responsável pela assistência da Presidência no YÁZIGI, pela secretaria da Diretoria na Casa Amarela – Instituto Arte, Educação e Desenvolvimento, e administração de Gabinete e agenda do vereador Ricardo Young e da vereadora Aline Cardoso no município de São Paulo.

Ivens Drumond

ASSESSOR JURÍDICO
Especialista em Direito Ambiental. 20 anos atuando com associativismo ambiental e movimentos socioambientais. Atuou no CONAMA por 10 anos, sendo 5 anos como Conselheiro do Ministério da Saúde e 5 anos assessorando a sociedade civil. Atuou no executivo Municipal, Distrital e Federal. Atuou Câmara Federal na legislatura de 2011/2014. Climate Reality Leadership Corps treinado por Al Gore em 2020.

Luiza Chaer

ASSESSORA DE ADVOCACY
Cientista social formada pela Universidade de Brasília (UnB). Ambientalista, trabalha no terceiro setor desde 2018, onde ganhou experiência em advocacy e representação institucional, além coordenar e atuar em projetos socioambientais.

Marcos Woortmann

COORDENADOR DE POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS
Cientista político e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, com foco em diálogo intercultural e participação social. É ambientalista, consultor em governo e políticas públicas. Trabalha no terceiro setor com advocacy desde 2006. Foi supervisor de projetos do terceiro setor no Governo Federal, assessor legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal e Administrador Regional pelo Governo do Distrito Federal. Atualmente integra o conselho de OnGs socioambientalistas e de direitos humanos. É associado do IDS desde 2023.

Rachel Lopes Queiroz Chacur

CONSULTORA AMBIENTAL
Doutora em Ciências Ambientais (UFSCar) e Mestre em Direito Processual. Advogada. Advogada. Atua em Gestão de Projetos e Coordenação Científica (Programa Nacional de Bioinsumos e Projeto "Crimes na Amazônia: atos derivados de conflitos judiciais). Apoia iniciativas de propostas de lei aos parlamentares e poderes estatais. Atua e coordena o Projeto JUS Amazônia, mantendo a articulação do Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União e Conselho Nacional de Justiça

Sylvia Teixeira Soares Bomtempo

ANALISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ e mestranda em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), tendo como foco os procedimentos de implementação de políticas públicas de preservação e patrimônio e seus impactos nos territórios locais. Possui experiência em pesquisa e consultoria no desenho de políticas públicas no setor privado e terceiro setor; estratégia de comunicação e análise política de campanhas e mandatos; e monitoramento de redes e de políticas públicas.

Thaís Góes Pereira

ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO
Tecnóloga em Marketing, especialização em mídiais sociais; Analista de mídia e performance, Social Media com experiência em mídias sociais, com enfoque em criação, design, planejamento de campanha e de conteúdo, gestão de contas e dados para empresas de médio e grande porte. Experiência em terceiro setor e impacto socioambiental.

Ywanna Cerqueira Moreira

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO
Publicitária com experiência em mídias sociais. Atuação em marketing digital, habilidades em design, copywriter e experiência com comunicação no terceiro setor e advocacy.

Parceiros