Equipe Executiva

A equipe do IDS trabalha para apresentar propostas de
desenvolvimento sustentável para o Brasil por meio de advocacy,
construção coletiva incidência política e ações em rede.
Conheça abaixo quem constrói o Instituto

Carolina Riberti Mattar

COORDENADORA EXECUTIVA Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Gestora Executiva Institucional e Diretora de Captação de Recursos do TETO Brasil entre 2013 e 2018. Atua no terceiro setor desde 2011, acumulando experiências nas áreas de coordenação de equipes, elaboração e execução de projetos, gestão financeira, captação de recursos, comunicação e planejamento estratégico

André Lima

COORDENADOR DO PROJETO RADAR CLIMA E SUSTENTABILIDADE Advogado, formado em Direito em 1994 pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão e Políticas Públicas Ambientais pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Atuou em áreas de direito e políticas públicas na Fundação SOS Mata Atlântica, no Instituto Socioambiental (ISA) e no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Foi Secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (2015-2017).

Aline Cristina Souza

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO Jornalista com larga experiência no mercado de comunicação, atuou em agências de publicidade com assessoria de imprensa, planejamento de mídia e atendimento. Mestre em Comunicação Social (UFF), onde se dedicou a pesquisar a produção audiovisual latina americana de movimentos sociais no contexto do ativismo político. Atua com produção de conteúdo, pesquisa e ativação de redes, marketing digital, gênero e comunicação de impacto social.

Guilherme Barbosa Checco

COORDENADOR DE PROJETOS Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e Mestre em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente (Procam/IEE/USP), tendo como foco de pesquisa a atuação de governos locais na agenda das mudanças climáticas. Experiência no setor privado e como consultor para o eixo de Política Externa pela Sustentabilidade da Plataforma IDS. Foi voluntário no projeto socioeducacional Crea+.

Eduardo Borges

COORDENADOR DE FINANÇAS E DE CONTROLES. Formado em Administração de empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com MBA em Gerenciamento de Projetos pela ESALQ/USP. Atua no terceiro setor desde 2014, acumulando experiência na área administrativa financeira de projetos e também com frentes como captação de recursos, compliance, due diligence, prestação de contas, auditoria interna/externa, processos para produtos financeiros e planejamento e controle de atividades.

Djonathan Gomes Ribeiro

ANALISTA DE PESQUISAS & PROJETOS Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (USP), atuou na Prefeitura Municipal de São Paulo com os temas de Governo Aberto, participação social relacionada à área ambiental e implementação da Agenda 2030; e no Instituto de Estudos Avançados da USP como assistente de pesquisas voltadas à gestão urbana sustentável (Programa USP Cidades Globais). Realizou pesquisa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, com foco no ODS 1.

Elisabete Fernandes

SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA Formada em Letras pela Faculdade Oswaldo Cruz, foi responsável pela assistência da Presidência no YÁZIGI, pela secretaria da Diretoria na Casa Amarela – Instituto Arte, Educação e Desenvolvimento, e administração de Gabinete e agenda do vereador Ricardo Young e da vereadora Aline Cardoso no município de São Paulo.

Mateus B. Fernandes

ASSESSOR DO PROJETO RADAR - Filósofo, com doutorado em Ciência Política (UnB), realizou pesquisas sobre teorias da ação e do reconhecimento nas democracias. Consultor de metodologias para interação e diálogo social, com pós-graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), atuou nos últimos 20 anos com o desenho participativo de políticas públicas e na moderação de processos decisórios multilaterais. Atualmente, converge essa trajetória com o advocacy socioambiental.

Ivens Drumond

ASSESSOR JURÍDICO Especialista em Direito Ambiental. 20 anos atuando com associativismo ambiental e movimentos socioambientais. Atuou no CONAMA por 10 anos, sendo 5 anos como Conselheiro do Ministério da Saúde e 5 anos assessorando a sociedade civil. Atuou no executivo Municipal, Distrital e Federal. Atuou Câmara Federal na legislatura de 2011/2014. Climate Reality Leadership Corps treinado por Al Gore em 2020.

Eduardo Couto

ASSISTENTE JÚNIOR DE PESQUISAS e PROJETOS. Bacharel em Ciências e Humanidades na UFABC, mestre (UFSCar) e doutorando (USP) em Ciência Política. Trabalhou com pesquisas sobre o Sistema Político Brasileiro, com foco nas Relações entre os poderes Executivo e Legislativo a nível nacional, sob perspectiva qualitativa e levando em conta o conteúdo da agenda presidencial e debates temáticos no Congresso Nacional. Atuou também em consultoria em Processo e Produção Legislativa no tema de Iniciativas de Inovação no Setor Público.

Mariana Carriles

PESQUISADORA EM SEGURANÇA HÍDRICA. Formada em Gestão Ambiental e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, com pesquisa desenvolvida na área de recursos hídricos e economia ecológica visando a segurança hídrica do Sistema Cantareira. Foi responsável pelo acompanhamento técnico de projetos ambientais para consultorias e empresas do segmento de engenharia com foco em mudanças climáticas e resíduos sólidos. Atua com pesquisa e análise de dados dentro da agenda de segurança hídrica do IDS.

Marcela Moraes

Assessora de Advocacy
É formada em Direito pela PUC/SP e mestre em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Atua com pesquisa, produção de conhecimento e advocacy em projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de uma agenda de políticas públicas para a economia verde no Brasil. Tem mais de 15 anos de experiência na coordenação de projetos em organizações da sociedade civil, com foco na defesa de direitos humanos, fortalecimento da democracia e da sustentabilidade.

Ywanna Cerqueira Moreira

Assistente de Marketing Digital Publicitária, Social Media e Produtora Cultural com experiência em business intelligence (BI) em agências de publicidade. Atuação em marketing digital, bom desenvolvimento de relatórios, habilidades em design e familiaridade com temas socioambientais.

Parceiros