Equipe Executiva

A equipe do IDS trabalha para apresentar propostas de
desenvolvimento sustentável para o Brasil por meio de advocacy,
construção coletiva incidência política e ações em rede.
Conheça abaixo quem constrói o Instituto

Arnaldo Augusto de Oliveira Filho

COORDENADOR DE FINANÇAS E DE CONTROLES
Formado em Administração de Empresa, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro–UFRRJ, com pós-graduações em Gestão Empresarial, pela Faculdades Integradas Simonsen e em Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela UFRJ. Atua no terceiro setor desde 1999, nas áreas administrativa e financeira em Instituições com projetos de reconhecida relevância, como o Afroreggae, Fundação Ondazul e o Instituto Brasileiro de Biodiversidade-BiBrio no Rio de Janeiro, e a Rede Cultura Beija-Flor e Abong em São Paulo, além de outras.

Carolina Riberti Mattar

COORDENADORA EXECUTIVA
Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Gestora Executiva Institucional e Diretora de Captação de Recursos do TETO Brasil entre 2013 e 2018. Atua no terceiro setor desde 2011, acumulando experiências nas áreas de coordenação de equipes, elaboração e execução de projetos, gestão financeira, captação de recursos, comunicação e planejamento estratégico

André Lima

COORDENADOR DO PROJETO RADAR CLIMA E SUSTENTABILIDADE
Advogado, formado em Direito em 1994 pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão e Políticas Públicas Ambientais pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Atuou em áreas de direito e políticas públicas na Fundação SOS Mata Atlântica, no Instituto Socioambiental (ISA) e no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Foi Secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (2015-2017).

Guilherme Barbosa Checco

COORDENADOR DE PROJETOS
Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e Mestre em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente (Procam/IEE/USP), tendo como foco de pesquisa a atuação de governos locais na agenda das mudanças climáticas. Experiência no setor privado e como consultor para o eixo de Política Externa pela Sustentabilidade da Plataforma IDS. Foi voluntário no projeto socioeducacional Crea+.

Elisabete Fernandes

SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA
Formada em Letras pela Faculdade Oswaldo Cruz, foi responsável pela assistência da Presidência no YÁZIGI, pela secretaria da Diretoria na Casa Amarela – Instituto Arte, Educação e Desenvolvimento, e administração de Gabinete e agenda do vereador Ricardo Young e da vereadora Aline Cardoso no município de São Paulo.

Mateus B. Fernandes

ASSESSOR DE ADVOCAY
Filósofo, com doutorado em Ciência Política (UnB), realizou pesquisas sobre teorias da ação e do reconhecimento nas democracias. Consultor de metodologias para interação e diálogo social, com pós-graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), atuou nos últimos 20 anos com o desenho participativo de políticas públicas e na moderação de processos decisórios multilaterais. Atualmente, converge essa trajetória com o advocacy socioambiental.

Ivens Drumond

ASSESSOR JURÍDICO
Especialista em Direito Ambiental. 20 anos atuando com associativismo ambiental e movimentos socioambientais. Atuou no CONAMA por 10 anos, sendo 5 anos como Conselheiro do Ministério da Saúde e 5 anos assessorando a sociedade civil. Atuou no executivo Municipal, Distrital e Federal. Atuou Câmara Federal na legislatura de 2011/2014. Climate Reality Leadership Corps treinado por Al Gore em 2020.

Eduardo Couto

ASSISTENTE DE PESQUISAS e PROJETOS
Bacharel em Ciências e Humanidades na UFABC, mestre (UFSCar) e doutorando (USP) em Ciência Política. Trabalhou com pesquisas sobre o Sistema Político Brasileiro, com foco nas Relações entre os poderes Executivo e Legislativo a nível nacional, sob perspectiva qualitativa e levando em conta o conteúdo da agenda presidencial e debates temáticos no Congresso Nacional. Atuou também em consultoria em Processo e Produção Legislativa no tema de Iniciativas de Inovação no Setor Público.

Ywanna Cerqueira Moreira

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO
Publicitária, Social Media e Produtora Cultural com experiência em business intelligence (BI) em agências de publicidade. Atuação em marketing digital, bom desenvolvimento de relatórios, habilidades em design e familiaridade com temas socioambientais.

Donatila Brasil Rocha Pinski

ASSISTENTE EXECUTIVA
Formada em Comunicação (Jornalismo e Relações Públicas) e com mestrado em Administração, ambos pela Universidade Católica de Santos - Unisantos. Acumula mais de quatro décadas de experiência profissional em diferentes setores: público (justiças estadual e federal), privado, sindical e terceiro setor. Coordenou projeto social com adolescentes em situação de vulnerabilidade, liderou projeto de educação e prevenção ao HIV/AIDS para motoristas e cobradores de ônibus urbano na cidade de São Paulo e foi coordenadora de atividades da diretoria executiva do Instituto Ethos.

Parceiros