Nossos associados

Lideranças sociais, políticas, empresariais e grandes
especialistas formam o grupo de associados do IDS.
Conheça-os!

A

Adriana de Carvalho Barbosa Ramos Barreto

Formada em Comunicação Social, coordenadora de Política e Direito do Instituto Socioambiental. É associada fundadora e membro do Conselho Diretor do IDS desde 2016.

Alexandra Reschke

Arquiteta, presidente do Instituto Artear: Arquitetura Relacional. Foi secretária-executiva de 2011 a 2013. Associada de 2015 à 2023. Em memória.

Alexandre de Almeida Youssef

Empresário, apresentador do programa Navegador da GloboNews, comentarista e colunista político. É associado desde 2011.

Altair Cleto de Melo Assumpção

Administrador, consultor e sócio da Sustainable Hub. É associado desde 2015 e membro do Conselho Diretor.

Alvaro Antonio Cardoso de Souza

Empresário e presidente do Funbio. É associado desde 2011.

Ana Valéria Nascimento Araújo Leitão

Advogada e coordenadora executiva do Fundo Brasil de Direitos Humanos. É associada fundadora.

André Rodolfo de Lima

Advogado e Empreendedor Socioambiental, Mestre em Gestão e Política Ambiental, ex Secretário de Meio Ambiente do DF.. É associado fundador.

Andrea Aguiar Azevedo

Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente, doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Experiência na área de análise de políticas públicas ambientais que controlam a utilização de recursos naturais na Amazônia brasileira. É Diretora de Programas e Projetos do Fundo JBS pela Amazônia.

Bazileu Alves Margarido Neto

Engenheiro de Produção formado pela USP e Mestre em Economia pela FGV-SP. foi Presidente do Ibama e Secretário da Fazenda de São Carlos-SP. sócio-fundador do Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Carlos Alberto Ricardo

Antropólogo, pesquisador e coordenador do Instituto Socioambiental (ISA). É associado fundador. Foi membro do Conselho Diretor de 2009 a 2014 e presidente interino do Conselho Diretor (2010-2011).

Carlos Antonio Rocha Vicente

Engenheiro florestal. É associado fundador.

Djonathan Gomes Ribeiro

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP) e Mestrando em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (FSP/USP). Tem experiência com os temas de gestão, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, planejamento urbano e regional, federalismo, governo aberto e participação social. É associado desde 2023.

Eduardo Giannetti da Fonseca

Economista e escritor. É associado desde 2011.

Eduardo Rombauer van den Bosch

Facilitador e profissional de desenvolvimento. É associado desde 2011.

Eduardo Viveiros de Castro

Antropólogo e professor titular de antropologia social na UFRJ. É associado desde 2011.

Gabriela Barbosa Batista

Tecnóloga em gestão ambiental. É associada desde 2015.

Gilberto Câmara Neto

Engenheiro eletrônico, com especialização em geoinformática, dirigiu o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) entre 2005 e 2012. É associado desde 2016.

Gisela Maria Moreau

Historiadora, programadora visual e coordenadora da Sala Crisantempo e do Cineclube Socioambiental Crisantempo. É associada fundadora e membro do Conselho Diretor desde 2011.

Guilherme Peirão Leal

Administrador, empresário e sócio da Natura. É associado fundador e foi membro do Conselho Diretor (2009-2014).

Ivaneide Bandeira Cardozo

Mestre e doutoranda em Geografia, historiadora, indigenista, ativista e fundadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.

Jane Maria Vilas Bôas

Antropóloga, presidente do Instituto Brasília Ambiental e coordenadora de conteúdo do Instituto Marina Silva. É associada desde 2015.

João Paulo Ribeiro Capobianco

Biólogo e ambientalista, doutor em ciência ambiental. É associado fundador, membro do Conselho Diretor de 2009 à 2023, ex vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e dirige a Métra — Planejamento Socioambiental Estratégico Ltda.

Jorge Luiz Numa Abrahão

Engenheiro civil e presidente do Instituto Ethos. É associado fundador.

José Adalberto O. Veríssimo

Engenheiro agrônomo e pesquisador sênior do Imazon. É associado fundador.

Juliana Cassano Cibim

Advogada, professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), foi coordenadora do IDS entre 2013 e 2016. É associada desde 2017.

Luana Maia Oliveira

Atuação em Governança, Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano. Diretora de Operações e Planejamento Estratégico no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds)

Marcelo de Camargo Furtado

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow.

Márcio José Brando Santilli

Filósofo e assessor do Programa Política e Direito Socioambiental do ISA. É associado fundador.

Maria Alice Setubal

Socióloga, fundadora e diretora-presidente do CENPEC e da Fundação Tide Setúbal. É associada e membro do Conselho Diretor desde 2011. Foi presidente do Conselho Diretor (2011-2012).

Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima

Historiadora, ex-ministra do Meio Ambiente e figura pública. É associada fundadora, foi membro do Conselho Diretor de 2009 a 2014 e a primeira presidente do Conselho Diretor (2009-2010).

Mariana de Oliveira Gianiaki

Gestora Ambiental, atua no primeiro, segundo e terceiro setor em projetos, campanhas e ações, nacionais e internacionais, voltadas à articulação, elaboração e implementação de políticas públicas ambientais locais.

Maristela Bezerra Bernardo

Jornalista e consultora independente. É associada fundadora,foi membro do Conselho Diretor (2009-2011) e retornou ao Conselho em 2014.

Marussia Whately

Arquiteta e urbanista, com especialização em gestão de recursos hídricos e meio ambiente urbano, idealizadora da Aliança pela Água. É associada desde 2017. Atualmente é diretora do Instituto Água e Saneamento (IAS).

Muriel Saragoussi

Engenheira agrônoma pela ESALQ / USP - Brasil, doutora em fisiologia vegetal opção melhoramento de plantas pela ENSAR / França. Já dirigiu o CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente e foi Secretaria Nacional de Coordenação de Políticas para a Amazônia do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente faz consultorias na área socioambiental e ativismo. É associada fundadora.

Oded Grajew

Administrador, empreendedor social, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos. É associado fundador.

Paulo Henrique Ribeiro Sandroni

Economista e professor da EAESP/FGV. É associado fundador.

Pedro Ivo de Souza Batista

Socioambientalista, educador popular e coagricultor ecológico. É associado fundador e atual vice-presidente do Conselho Diretor do IDS.

Pedro Ribeiro Telles

Comunicador Social e especialista em Advocacy, Engajamento cívico e Políticas Públicas.

Pedro Wilson Leitão Filho

Doutor em Pensamento Político e Social e diretor presidente da Trama Projetos e Consultoria. É associado fundador.

Rachel Biderman Furriela

Especialista em Sustentabilidade Empresarial, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Doutora em Administração Pública e Governo na EAESP-FGV (2011). Mestre em Ciência Ambiental pela USP (1999). Atual vice Presidente Senior para as Americas da Conservation International.

Raimundo Sergio Barros Leitão

Advogado e membro do Conselho Diretor do Instituto Escolhas. É associado desde 2011 e membro do Conselho Diretor do IDS desde 2014.

Ricardo Cavalieri Guimarães

Publicitário, fundador e presidente da Thymus Branding. É associado fundador.

Ricardo Young Silva

Administrador, empresário e vereador de São Paulo (PPS). É associado fundador e membro do Conselho Diretor desde 2011.

Roberto Isao Kishinami

Mestre em Física, especialista em meio ambiente e energia e diretor da empresa NRG. É associado fundador.

Samir Cury

Doutor em economia e professor da Escola de Administração de Empresas – EAESP-FGV/SP. É associado fundador.

Suzana Machado Pádua

Doutora premiada em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e Mestre pela Universidade da Flórida (EUA), presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ. É associada fundadora.

Tasso Azevedo

Engenheiro florestal, consultor sobre clima e florestas e coordenador do SEEG/Observatório do Clima. É associado fundador.

Parceiros