Soluções Inovadoras para
implantação da Agenda 2030
no Brasil

A primeira Mostra de Soluções Inovadoras foi idealizado em meados de 2018. O evento teve como o objetivo visibilizar e catalisar soluções e tecnologias que estejam na fronteira da sustentabilidade, permitindo ao setor privado, à academia, jornalistas e a gestores públicos conhecer inovações possíveis e alternativas ao modelo de produção e desenvolvimento vigente.

Em 2019, o IDS, com parceiros do GT Agenda 2030, identificaram 10 soluções inovadoras de diferentes regiões do Brasil que contribuem para alcançarmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, especialmente as que beneficiam diretamente as mulheres. As soluções foram apresentadas no I Seminário de Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do evento foi o de unir em um único lugar investidores e os criadores das soluções para que esses projetos possam se expandir e impactar mais pessoas. A publicação Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável com as 10 finalistas está disponível aqui no site.

Debate Público sobre os ODS e Economia Solidária

Belo Horizonte recebeu, em agosto de 2019, o primeiro de 10 debates públicos do GT Agenda 2030. A atividade foi coordenada pelo IDS, em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e a organização Moradia e Cidadania, tendo como foco debater os processos e benefícios da economia solidária e da ação local que tornam o ODS 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis) um elo para o atingimento de outros ODS. Dinâmicas locais de economia circular, redes de produção solidárias e fortalecimento dos instrumentos e incentivos da gestão municipal estiveram no centro do diálogo, pois, juntas, essas soluções oferecem respostas concretas para o crescimento econômico, a redução das desigualdades e o uso responsável dos recursos naturais.

Parceiros