IDS lança documento com propostas sobre Economia Verde para os presidenciáveis

23/09/2022

O evento debateu sobre a publicação “Economia Verde no Brasil – por uma política nacional” com representantes de candidados à Presidência da República

O evento, que aconteceu no dia 2 de setembro, reuniu organizações que atuam na agenda de economia verde, além dos representantes dos programas de governos dos candidatos à Presidência da República como, Luiza Jardim, representando Simone Tebet, Izabella Teixeira, do ex-presidente e candidato Lula da Silva e Alexander Turra, do Ciro Gomes. 

Esteve presente Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda e membro da Convergência pelo Brasil, Carlos Mussi, diretor da Cepal, e Carlos Eduardo Young, do Instituto de Economia da UFRJ. E as organizações: Coalização Brasil, Abiplast, Absolar, ABVE, Natura, ABETA, Instituto Semeia, CDP, Fundep, iCS, WTT. 

O debate promovido pelo IDS que contou com  a parceria entre o Congresso em Foco e o Instituto O Mundo Que Queremos, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade abordou o lançamento da publicação “Economia Verde no Brasil, contribuições para uma política nacional”, que reúne propostas embasadas nos diálogos com diversas organizações, especialistas e representantes de seis setores estratégicos da economia, para o avanço das diretrizes voltadas para a evolução de uma economia de baixo carbono no Brasil.

Segundo Ricardo Young, Presidente do IDS, desde o momento que começaram a idealizar o documento queriam algo participativo e com impacto social. “Nós pretendemos com esse documento fazer dois movimentos, primeiro convocar a sociedade e as entidades que estão no coração da transformação da economia pela sustentabilidade. E o segundo ponto é começar a convergir.”, explica Young.  

Ana Toni, Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) reforçou que a economia verde ainda é um tema que vem desafiando não só o Brasil, mas o mundo inteiro. “O modelo de desenvolvimento econômico que nós seguimos aqui no Brasil vai quase contra a nossa natureza de um país biodiverso, florestal, muito diferente da realidade econômica de outros países que tiveram toda a liberdade de se desenvolver a partir de outros parâmetros.”, acrescentou. 

Durante o evento, as organizações presentes propuseram pautas para os representantes dos programas de governos dos candidatos à Presidência, que ao final debateram sobre elas.

Assista ao evento na íntegra:

Parceiros