Prêmio Congresso em Foco 2022 premia os melhores parlamentares

22/09/2022

Em sua 15ª edição, o Prêmio Congresso em Foco premiou os melhores parlamentares do Congresso Nacional, a fim de estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política. Ao todo, foram premiados 39 deputados e 20 senadores de 21 unidades da federação.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) foi um dos apoiadores do evento, com a categoria  “Clima e Sustentabilidade”, na qual destaca os parlamentares pela atuação demonstrada no envolvimento com a pauta socioambiental. E neste ano pelo júri o destaque foi para: Rodrigo Agostinho (PSB – SP) e também foram premiados, em ordem alfabética, Alessandro Molon (PSB – RJ), Jaques Wagner (PT – BA), Joenia Wapichana (Rede – RR) e Nilto Tatto (PT – SP).

Foto: Paulo Negreiros – Congresso em Foco

Já pela votação pela internet os destaques do “Clima e Sustentabilidade” foram: Carlos Portinho (PL – RJ), Wellington Fagundes (PL – MT), Silvia Cristina (PL – RO), Alessandro Molon (PSB – RJ) e Sâmia Bomfim (Psol – SP).

Houveram outras categorias, como: as gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”; E as especiais, “Defesa da Educação”, promovida pelo Todos pela Educação e que premiará aqueles que tiveram maior envolvimento com a melhoria do ensino no país; e “Defesa da Liberdade no Transporte”, apoiada pela Buser e concedida aos parlamentares que atuaram em favor do uso de novas tecnologias para a modernização do setor de transporte rodoviário de passageiros. 

Panorama geral 

Os três primeiros estados que lideraram com mais prêmios foram: São Paulo, com 13 deputados contemplados, Rio de Janeiro, com oito deputados e um senador, e Rio Grande do Sul, com quatro deputados e dois senadores. Os estados do Acre, Roraima, Goiás, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins não tiveram nenhum parlamentar premiado este ano.   

A disputa na internet este ano alcançou mais de 2,5 milhões de votos. A votação foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Confira a premiação completa do Prêmio Congresso em Foco 2022:

Parceiros