IDS lança boletim de monitoramento sobre alteração da vegetação em São Paulo

18/07/2023

O Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS – lança um estudo que mostra onde os mananciais paulistas estão sob ameaça, se a perda de cobertura florestal está ocorrendo em áreas prioritárias para a segurança hídrica, e qual a dinâmica das alterações de vegetação ao longo desses últimos quatro anos.

O Boletim “De olho nos mananciais na Macrometrópole Paulista” apresenta que o desmatamento no entorno dos mananciais da: Cantareira, Paraíba do Sul, Alto Tietê, Guarapiranga-Billings, Alto Cotia, Itupararanga e Piracicaba- Capivari-Jundiaí (PCJ) pode comprometer o abastecimento de água para mais de 30 milhões de pessoas, isto é, 180 municípios e uma área de 52.000 km2 . Em quatro anos, os mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo e seu entorno perderam 3,889 milhões de metros quadrados de florestas.

Nesta primeira edição, os dados de 2019 a ago/2022 evidenciam que o total da alteração de vegetação nos 7 sistemas hídricos é de 388,92 hectares (ha).  Desse total, o PCJ foi o sistema que mais perdeu cobertura vegetal: 106,41 ha;  E o Guarapiranga foi o segundo com 93,77 ha. 

O objetivo é dar visibilidade a essa questão e, também, permitir que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) tenha acesso aos alertas de desmatamento, de modo que possa executar as ações de fiscalização em campo para conter o avanço da degradação ambiental e garantir a segurança hídrica da região. Em breve, será lançado um mapa interativo dessas regiões para as pessoas terem uma visão mais detalhada. 

Este boletim foi realizado através da emenda parlamentar da Deputada Estadual Marina Helou (Emenda Parlamentar 2021.066.22680) juntamente com o Instituto Democracia e Sustentabilidade, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), e com o apoio do MapBiomas. 

Para acessar o boletim nº1 completo clique aqui. 

Parceiros