Menu
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos
Abaixo, podem ser encontrados conteúdos produzidos pelo Instituto que têm relação com este ODS
Notícias
Semana Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Acompanhe a programação dos eventos sobre a Agenda 2030 no Brasil e participe!
Vem aí a Conferência Brasileira de Mudança do Clima – CBMC
Encontro reúne ONGs, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado para debater o compromisso do Brasil com o clima
Amazônia vai pautar as eleições em 2022
Desmatamento recorde e exigência mundial com a questão climática obriga uma postura compromissada do próximo ocupante da cadeira da presidência do Brasil
Você pode fazer algo em relação à crise climática!
A Lei Mais Urgente do Mundo é um chamado para agirmos juntes! Assine e compartilhe em suas redes sociais. Quem recebeu seu voto precisa ouvir sua voz!
Sem maioria não se faz democracia
Combater desigualdades é o primeiro passo para um país mais justo, menos desigual e saudável
Vai começar a Virada Sustentável 2021
IDS participa do maior festival nacional de sustentabilidade na campanha #MinhaMensagem e na palestra de abertura com Ricardo Young
Senado Federal debate desmatamento
Comissão de Meio Ambiente analisou a política climática do Brasil em audiência pública
Crise climática: agir agora!
Ela já chegou e vai piorar. Precisamos tomar providências e o IDS sugere alguns caminhos possíveis para lidar com os desafios impostos ao país.
IDS lança grupo para fãs no Facebook
Uma nova forma de interagir para gerar mais diálogo sobre a atuação com a Democracia e da Sustentabilidade em pauta
Mulheres e a recuperação econômica: colocar a questão de gênero no centro das soluções
A desigualdade de gênero é a principal causa das desigualdades sociais. A política do cuidado como prioridade da economia verde pós pandemia
Relatório aponta retrocessos em políticas públicas do Brasil
Levantamento sobre cumprimento da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável foi realizado por 106 especialistas
Soluções Inovadoras de 2021: Conheça os projetos e acesse a publicação
Evento de premiação aconteceu nos dias 16 e 17 de junho e revelou projetos com muito potencial de impacto socioambiental positivo; veja as gravações
Iniciativas e Projetos
Desafios para uma Amazônia Sustentável
Gestão Pública Inovadora e Qualificada
Plataforma Brasil Democrático e Sustentável
Soluções Inovadoras para implantação da Agenda 2030 no Brasil
Tarifa de água e esgoto: O que está por trás do valor que pagamos?
Biblioteca Virtual Artigos, Propostas, Relatórios, Estudos e Seminários
V Relatório Luz da Sociedade Civil – Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável
Publicação analisa a implantação dos ODS no Brasil e as 169 metas definidas na Agenda 2030. Estudo aponta que 92 delas estão em retrocesso. IDS é uma das organizações co-facilitadoras e colaborou com os capítulos sobre água e saneamento (ODS 6), sobre o combate às alterações climáticas (ODS 13), vida sobre a terra (ODS 15) e o capítulo sobre paz, justiça e instituições fortes (ODS 16). Conheça a série histórica do GT A2030.
Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável – III Edição
Acesse a publicação da III Edição do Soluções Inovadoras 2021 para conhecer os projetos vencedores. A publicação traz fotos e informações completas sobre cada uma das soluções selecionadas em 2021, divididas pelas categorias do edital, destacando os pontos de inovação e de replicabilidade delas e os respectivos ODS com os quais dialogam, além de indicar as regiões em que estão sendo executadas e alguns dos resultados já obtidos.
IV Relatório Luz da Sociedade Civil para Agenda 2030
Quarta edição do Relatório Luz em que foram abordados os impactos do novo coronavírus no Brasil e os efeitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Esforço conjunto do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, o material apresenta 158 recomendações para o avanço da implementação dos ODS no Brasil. O leitor encontrará informações baseadas em evidências e requisitos fundamentais para orientar políticas públicas efetivas e uma cultura democrática.
II Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável
Publicação que apresenta os projetos selecionados como soluções inovadoras para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Os 10 projetos escolhidos na segunda edição desta iniciativa contribuem com ideias para enfrentar desafios do século XXI. Esta iniciativa é realizada pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, com coordenação do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e financiamento da União Europeia.
II Seminário de Soluções Inovadoras
O evento disponível para acesso propôs a seguinte pergunta: “Negócios de impacto e Agenda 2030: Como atrair a atenção de investidores?” A apresentação das iniciativas focadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável escolhidas na segunda edição desse projeto respondeu à diferentes necessidades da sociedade do século XXI. Foram escolhidas 10 experiências que apresentam resultados positivos ao enfrentar problemas concretos. Este projeto foi realizado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, com coordenação do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e financiamento da União Europeia.
III Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento sustentável Brasil
Terceira edição do Relatório Luz em que foi abordado o cenário de violações aos direitos sociais, ambientais e econômicos no país. Os relatos e dados oficiais indicam um futuro sustentável cada vez mais distante. Esforço conjunto do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, o material apresenta mais de 150 recomendações par ao avanço da implementação dos ODS no Brasil.
Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável – Síntese II
Segunda edição do “Relatório Luz” em que foram analisadas, a partir de dados oficiais, 121 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o resultado comprovou um sentido contrário às diretrizes da Agenda 2030. Os abismos sociais e ambientais têm aumentado. A gestão pública tem intensificado uma postura divergente e destoante das expectativas da sociedade e das organizações da sociedade civil. As alterações na legislação trabalhista e os efeitos da MP 95/2016 resultaram em uma situação urgente. O país carece de políticas públicas efetivas de curto, médio e longo prazo, orientadas pela equidade e pela participação social.
Tarifa de Água e Esgoto – Entrevista com José Bonifácio de S. Amaral Filho (Arsesp)
Entrevista com o Sr. José Bonifácio, presidente da Arsesp, Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Bonifácio tratou sobre a possibilidade de aperfeiçoamento da conta de água e esgoto. A entrevista ocorreu após a Roda de Conversa ‘Tarifa de Água e Esgoto: abrindo os números para o debate’, realizada em 24 de novembro de 2016.
Amazônia como território para expansão da hidroeletricidade?
Debate “Amazônia como território para expansão da hidroeletricidade?”, com a participação dos especialistas Evandro Moretto (EACH | USP Leste), Philip Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA/MCTI), Ricardo Baitelo (Greenpeace Brasil). O ciclo “Desafios para uma Amazônia Sustentável” é realizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP e com apoio do DWIH Brasil.
Texto introdutório e perguntas norteadoras – 2o encontro do ciclo “Desafios da Gestão Pública Inovadora e Qualificada”, com: Sr. Sérgio Luis de Carvalho Xavier Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco
Este documento apresenta as perguntas norteadoras do debate realizado com o Sr. Sérgio Luis Carvalho Xavier, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Estado de Pernambuco. O debate foi organizado no âmbito da parceria entre o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) com o intuito de explorar e divulgar iniciativas inovadoras nas esferas da democracia e da sustentabilidade. Três iniciativas da SEMAS foram foco do debate: o 1) Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SISEMAS); o 2) Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais; e o 3) Programa Semiárido Energético.
Bate-papo com Sérgio Xavier Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco
Este documento sistematiza o debate realizado com o Sr. Sérgio Luis Carvalho Xavier, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Estado de Pernambuco. O debate foi realizado em 20 de outubro de 2015 durante o ciclo de debates “Desafios da Gestão Pública Inovadora”, organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) com o intuito de explorar e divulgar iniciativas inovadoras nas esferas da democracia e da sustentabilidade. Três iniciativas da SEMAS foram foco do debate: o 1) Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SISEMAS); o 2) Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais; e o 3) Programa Semiárido Energético.
Ciclo de Encontros IDS e RAPS, com Sérgio Xavier (Semas-PE)
Gravação do debate com Sr. Sérgio Luis Carvalho Xavier, Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Estado de Pernambuco. Realizado, em 20 de outubro de 2015, durante o ciclo de debates “Desafios da Gestão Pública Inovadora”, organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), com o intuito de explorar e divulgar iniciativas inovadoras nas esferas da democracia e da sustentabilidade. Três iniciativas da SEMAS foram foco do debate: o 1) Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SISEMAS); o 2) Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais; e o 3) Programa Semiárido Energético.
Parceiros
Cadastro de Voluntário(a)