Economia Circular foi o tema da última edição do Congresso em Foco Talk

15/09/2022

Série de Lives foi desenvolvida através de parceria com o Portal Congresso em Foco, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS)

O Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS promoveu, em parceria com o Portal Congresso em Foco e com o apoio do Instituto Clima e Sociedade – ICS, a série de três Lives “Propostas da Economia Verde para o Brasil”. 

Para debater o tema “Economia Circular e Reciclagem”, a apresentadora Júlia Schiaffarino recebeu Paulo Henrique Teixeira, da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e Mariana Cavanha – Grupo Boticário.

Apesar dos dados apresentados durante o debate, que apontaram que no Brasil, 45 milhões de toneladas de lixo são despejadas de forma ilegal, o diretor da Abiplast destacou que o setor mostra números que indicam uma evolução no reaproveitamento de resíduos plásticos: segundo a associação, 23,1% dos plástico de vida curta são reciclados mecanicamente no território nacional, percentual que, segundo Paulo, não distancia o Brasil de países que tem uma política de aproveitamento de resíduos mais desenvolvida.

Ainda sobre os plásticos, Júlia Schiaffarino destacou durante a conversa que “o plástico não é o grande vilão, o problema é o que fazemos com ele”. Para desenvolver essa consciência, o Grupo Boticário criou, em 2006, um programa próprio de economia circular, que hoje conta com 4 mil pontos de coleta espalhados por todo o país. Para a representante da empresa de cosméticos é preciso investir em conscientização para que a sociedade entenda que, reaproveitar os resíduos traz benefícios ambientais, sociais e econômicos.

O Talk também abordou temas como os desafios da economia circular no Brasil, a evolução das embalagens plásticas e o futuro da geração de resíduos no país.

Acompanhe a live Talk “Propostas da Economia Verde para o Brasil” na íntegra: 

Baixe a publicação “Economia Verde para o Brasil – contribuições para uma política nacional”.

Parceiros