Boletim Radar – Setembro/Outubro 2021 – Avaliação Política de Clima para a COP26

15/10/2021

Nos últimos meses (agosto, setembro e outubro) o IDS vem articulando várias ações junto à Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal em parceria com outras organizações da sociedade civil com o foco na política ambiental. O Boletim Radar Clima & Sustentabilidade chega com os principais destaques de André Lima sobre as audiências públicas realizadas para analisar a política de clima no Brasil, trazendo especialistas de grande relevância socioambiental com propostas concretas de combate ao desmatamento na Amazônia, Cerrado e Pantanal, dentre outras medidas.

Às vésperas da COP 26 – Conferência das Partes que debate a crise climática global em novembro, na Escócia, essa avaliação das práticas adotadas pelo governo federal e o desmonte das políticas públicas instaurado é de extrema relevância. Foram quatro requerimentos apresentados por Senadores aliados à causa climática que resultaram nas audiências públicas destacadas no Boletim.

“O objetivo é levar para a COP 26 uma visão oficial do Senado brasileiro, com base em dados e evidências científicas, daquilo que está acontecendo de fato no Brasil, um relatório oficial aprovado pela CMA sobre o arriscado índice de desmatamento e roubo de terras públicas por grilhagem, além da retirada de direitos de indígenas e povos tradicionais”, afirmou André Lima.

De acordo com João Paulo Capobianco, vice-presidente do IDS, “o Brasil tem todas as condições de operar de forma remota, usando tecnologias disponíveis para acabar com o desmatamento e com o uso indevido do CAR – Cadastro Ambiental Rural para ocupação irregular de terras públicas”, disse em uma das audiências realizadas.

Confira estes e outros destaques no vídeo abaixo.

Dá o play, comente e compartilhe!

Leia mais:

Para combater o desmatamento é preciso uma ação efetiva do Estado

COP 26: Chile levará propostas de ação climática com enfoque de gênero

Já faz parte de nosso grupo no Facebook? SAIBA MAIS

Parceiros