Prêmio Congresso em Foco destaca os melhores congressistas do ano

18/10/2021

Tradicional premiação recebeu quase 2 milhões de votos populares

Com show de cantor Julio Secchin

As atenções estarão voltadas na próxima quinta (21) para a premiação que avalia o desempenho de deputados federais e senadores e valoriza aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa. O prêmio Congresso em Foco é a mais tradicional premiação política do país e recebeu, neste ano, cerca de dois milhões de votos. O  resultado final será divulgado em cerimônia online, às 20h, nas redes sociais.

Devido à segurança necessária neste período de pandemia, o evento acontecerá de forma híbrida, com a presença de alguns parlamentares no auditório e outros, de forma virtual.  Após o anúncio dos vencedores, o evento contará com a apresentação do cantor Julio Secchin.

Serão homenageados os congressistas mais bem avaliados nas seguintes categorias: Melhores na Câmara, Melhores no Senado, Mulheres na Política (categoria inédita), além das categorias especiais Clima e Sustentabilidade, patrocinada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação.

A última parcial das votações, publicada em 23 de setembro com 1.360.904 votos validados, mostrava o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) liderando a disputa nas categorias de Melhores no Senado e Melhores na Câmara, respectivamente. Já o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) estava na dianteira nas categorias Clima e Sustentabilidade e Defesa da Educação e a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), à frente da nova categoria Mulheres na Política.

Além dos 1.965.544 votos recebidos até 30 de setembro, os melhores parlamentares foram escolhidos por jurados especializados, dentre eles João Paulo Capobianco, vice-presidente do IDS e jornalistas que cobrem a política nacional. O pleito passa por um rígido sistema de auditagem por meio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco busca estimular a cidadania e fortalecer a democracia.

Apoiam esta 14ª edição do prêmio, entre outros, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e a organização não-governamental Todos Pela Educação.

ACOMPANHE AO VIVO:

Quinta-feira, dia 21 de outubro

Horário: 20 horas

Transmissão: Youtube, Twitter e Facebook do Congresso em Foco

Mais informações:

Congresso em FOCO

Parceiros