Ensaio sobre ocupação das áreas de mananciais tem participação do IDS

28/01/2022

A OAB/SP em parceria com o IDS lançou o “Ensaio para a construção de consenso na ocupação de áreas de proteção de mananciais na região metropolitana de São Paulo” no final de 2021. O ensaio trata de problemas complexos relacionados ao risco iminente da escassez de água para a maior cidade do país e municípios vizinhos considerando vários aspectos (políticos, econômicos, de saúde pública, habitacional) e a diversidade de atores envolvidos.

De acordo com Guilherme Checco, coord. de pesquisa do IDS, “além de ocupar espaço em uma rede importante, o processo demonstrou que há um grupo importante de advogados preocupados com esses territórios tão centrais para a segurança hídrica”, explicou. O IDS vem desenvolvendo um amplo trabalho na área de preservação de mananciais e fontes de água, com vários estudos de caso e propostas concretas para viabilizar uma melhor gestão da água unindo diversos atores sociais nessa importante missão.

Ainda em 2021, o IDS participou de um debate a convite da OAB/SP sobre o futuro de nossas águas com a presença também de João Paulo Capobianco, vice – presidente do IDS. Para Guilherme, “esse ator está em nosso radar para avançar com parte de nossa estratégia nessa agenda”, disse.

Para conhecer mais sobre o trabalho acesse “Saneamento e Segurança Hídrica“ e conheça os materiais que estão disponíveis!

A publicação foi realizada em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da secional São Paulo da OAB, por meio da Coordenadoria de Proteção dos Mananciais e juntamente à Comissão Especial da Advocacia na Mediação e na Conciliação da OAB SP.

O Ensaio já está disponível em nossa Biblioteca Virtual ou clicando aqui

Leia mais : Desafios da Proteção dos mananciais e construção de consenso

Parceiros