Boletim Radar – Agosto 2021 – Pacotaço Anti-Código Florestal

19/08/2021

O mês de agosto avança com mais um Boletim Radar Clima & Sustentabilidade onde André Lima nos traz notícias graves e urgentes para serem discutidas muito em breve.

O Pacotaço Anti-Código Florestal está sendo conduzido no Congresso Nacional. O presidente da Casa, Arthur Lira ganhou a motosserra de ouro de 2021 e o deputado Sergio Souza do MDB do Paraná, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), propõe o requerimento 1268/2021 que constrói um pacote de leis para alterar o código florestal em regime de urgência e que pode ser aprovado a qualquer momento sem nenhum debate com a sociedade. Um risco real!

André fala também sobre a nota técnica do ISA – Instituto Socioambiental do dia 17 de agosto sobre esse novo pacote de ameaças. Ele destaca os dois projetos de leis que são os mais importantes: PL 2510/2019 que tramita na Câmara dos Deputados e o PL 1869/2019 no Senado Federal, ambos alteram área de preservação ambiental permanente em áreas urbanas, que são aquelas que protegem as margens de rios, encostas e morros, nascentes e mananciais de água.  

No contexto onde acaba de ser lançado o Relatório mais recente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas) isso mostra o quanto o Brasil está na contramão do mundo. Os dados apresentam os impactos graves no clima e consequentemente na qualidade de vida das pessoas, nas cidades e municípios.

É preciso avaliar o que foi implementado do Novo Código Florestal nos últimos 10 anos e não revisar/ destruir a toque de caixa suas leis garantidoras de um futuro mais sustentável.

Conheça mais detalhes sobre essas novidades, que não são boas, mas que atendem basicamente aos interesses do “ogro” negócio clicando no vídeo abaixo.

Dá o play, comente e compartilhe!

Veja todos os Boletins anteriores aqui – https://www.idsbrasil.org/boletim_radar/

Parceiros