O Brasil está secando

23/08/2021

Cuidar dos mananciais e acabar com o desmatamento são tarefas urgentes.

MapBiomas Água apresenta dados sobre a superfície de água no Brasil que está diminuindo.

Por Aline Souza – jornalista e comunicadora do IDS

O MapBiomas, uma iniciativa que o IDS participa e é parceiro, apresentou nesta 2ª feira (23/8) seu novo projeto MapBiomas Água, a nova série de dados sobre o mapeamento territorial da dinâmica da água superficial e dos corpos hídricos no território brasileiro desde 1985.

Brasil Revelado (1985-2020): A dinâmica da superfície de água no território brasileiro. Os dados mostram que problema é crônico e tem origem na mudança climática, aumento do agronegócio, desmatamento da Amazônia e morte da vegetação próxima aos rios. Há perda de superfície de água em oito das 12 regiões hidrográficas, em todos os biomas do Brasil. A redução de água doce no país entre 1991 e 2020 foi de 15,7%. De acordo com Tasso Azevedo, associado do IDS e coordenador geral do MapBiomas, em matéria publicada pelo Valor Econômico, “períodos de cheias não são mais suficientes para compensar os períodos de secas. A superfície de água no Brasil está diminuindo e não é pouca coisa”, afirmou.

O IDS vem realizando um importante trabalho com o objetivo de contribuir para que haja preservação dos mananciais e fontes de água. Em 2021 lançamos uma campanha para envolver sociedade e poder público na consciencização de que é possível investir em um programa estruturado e abrangente que destina recursos e garante segurança hídrica a longo prazo, ou seja água por mais tempo. Acesse o HUB e conheça os materiais!

Além disso, desenvolvemos um amplo debate sobre a política climática no Brasil envolvemos as esferas públicas do poder mostrando que sim é possível produzir sem desmatar, é possível desenvolver o país com mais sustentabilidade.

Sabemos que terço das chuvas do Brasil vem da Amazônia, combater o desmatamento é urgente e necessário. O mês de agosto é pautado nesse debate e convidamos a acompanhar.

Senado debateu o desmatamento com a sociedade civil

Crise climática – agir agora!

Conheça a campanha A Lei Mais Urgente do MUNDO

Conheça mais das ações coletivas para o século XXI que o IDS faz parte clicando AQUI!

Brasil perde 15% da superfície de água em 30 anos – Valor Econômico

Parceiros