Vice-Presidente do IDS assume a Secretaria Executiva do MMA

07/01/2023

A posse de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima representa a retomada de políticas públicas de sucesso no controle do desmatamento e o reposicionamento do Brasil enquanto um dos países mais biodiversos do planeta. Para ajudar a reconstruir o MMA e retomar o controle de políticas públicas fundamentais de combate ao desmatamento, regeneração de biomas e reconfigurar a governança da pasta, a ministra chamou um companheiro de longa data, o biólogo e ambientalista João Paulo Capobianco para a função que passa a exercer de Secretário Executivo da pasta. Capobianco é um dos fundadores do Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS, já tendo exercido a Presidência do Instituto, sendo seu atual Vice-presidente.

Ao assumir essa função pública de extrema responsabilidade e importância, Capobianco segue compondo o quadro de Associados do IDS, mas deixa suas funções executivas no Conselho Diretor e na Vice-presidência do Instituto.

Capobianco foi um dos principais responsáveis pelo sucesso das políticas públicas de redução do desmatamento da Amazônia entre 2003 e 2008, na primeira gestão de Marina Silva no MMA, quando ocupou o mesmo cargo ao qual retorna agora, de Secretário Executivo do Ministério.

Biólogo, profissional experiente e pesquisador renomado, Capobianco carrega em seu currículo uma passagem exitosa pelo MMA, quando coordenou o Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Controle ao Desmatamento na Amazônia e foi vice-presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, foi Secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas e, presidente do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e da Comissão Brasileira de Florestas. Entre 2008 e 2009 foi professor visitante da Universidade de Columbia e é o autor de livros e estudos. Sua tese de doutorado pela USP se transformou no livro Amazônia: uma década de esperança (Estação Liberdade, São Paulo, 2021).

Para nós do IDS fica o orgulho de poder contribuir com um de nossos melhores quadros. A João Paulo Ribeiro Capobianco nossos votos de perseverança e sucesso.

Ricardo Young, Presidente do Conselho Diretor

Parceiros