Vem aí a Conferência Brasileira de Mudança do Clima – CBMC

13/09/2021

Encontro reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado para debater o compromisso do Brasil com a Agenda 2030

Após duas edições de grande sucesso (2019 e 2020), está se aproximando a realização da terceira edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima – CBMC com diversas atrações, debates e painéis que irão refletir sobre os caminhos da retomada de um compromisso climático já firmado pelo Brasil, mas abandonado nos últimos anos. É uma oportunidade de promover o diálogo sobre como retomar a trilha da responsabilidade climática, da participação da sociedade, da consolidação de pactos internos, de fortalecimento e de ampliação da agenda climática. O IDS é uma das organizações parceiras que colaboram com a realização do evento.

No dia 29 de setembro acontecerão duas atividades com participação de nossos integrantes:

  • 17h50 às 19h20 –
    A lei maior e mais urgente do mundo: Segurança Climática na Constituição já
  • 19h30 às 20h30
    A segurança climática como direito de crianças e adolescentes de ter futuro no presente

Já no dia 30:

  • 14h00 às 15h20 – Litigância Climática

Ao longo da programação será possível conhecer experiências, negócios, soluções, tecnologias e políticas brasileiras que valorizam, integram e fazem progredir os resultados da governança climática. A ideia é demonstrar que a sociedade e o setor produtivo brasileiro mantêm-se firmes no Acordo de Paris e que o protagonismo na agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável e a governança climática são grandes oportunidade para o Brasil.

O evento, que acontece de 27 a 30 de setembro, é uma iniciativa coletiva e apartidária, nascida em 2019, quando houve a desistência do Brasil em sediar a COP 26. Desde que foi criada, a CMBC organizou-se em grupos de trabalho que, por sua vez, propõem e coordenam, de maneira interdependente, ações e produção de conteúdo para atingir os objetivos gerais da iniciativa que é pautar o tema das mudanças climáticas, tendo como base ações de mitigação do Brasil, ou seja a “contribuição nacional determinada” NDC Brasileira, do Acordo de Paris e da Agenda 2030, buscando, através de amplo diálogo, formular estratégias que contribuam de maneira decisiva para o aumento de nossa capacidade de adaptação e resiliência ambiental na agenda empresarial brasileira e suas articulações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A conferência procura se colocar contra as ilegalidades que ameaçam a floresta, a biodiversidade, os direitos humanos, a integridade e a transparência, estabelecendo-se como um espaço democrático para o enfrentamento à emergência climática no Brasil.

Para conhecer a Declaração de RecifeAcesse aqui

Carta dos órgãos estaduais de meio ambiente pelo clima

As inscrições para participação já estão abertas.

climabrasil.org.br

Parceiros