Tiros na Amazônia

27/06/2022

Um ataque aos Direitos Humanos, à Imprensa Livre e à Floresta

Os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips estão repletos de significados. Deixam famílias dilaceradas e um país exposto à violência armada de alguns. Além disso, lançam o nome do Brasil na vala comum das dos países sem lei!

Bruno Pereira foi um defensor dos direitos humanos e dos povos indígenas. Funcionário da FUNAI, pediu um afastamento quando percebeu que a Fundação não mais representa seus ideais de justiça. Seguiu atuando junto às organizações dos indígenas em uma relação de respeito mútuo.

Dom Phillips é um dos jornalistas mais respeitados entre os grandes jornais da Europa e Estados Unidos. Escrevia suas reportagens para veículos como o The Guardian, Washington Post, The New York Times e Financial Times. Tinha pela floresta e seus povos um profundo respeito.

A indignação não deve ser dirigida apenas à barbárie cometida contra dois seres humanos de bons ideais. Duas pessoas que não apenas perderam a vida, mas que tiveram sua dignidade violada ao ter seus corpos queimados e esquartejados.

O governo brasileiro não teve a capacidade de compreender o alcance humano e geopolítico dos fatos. Mais um aspecto da incompetência generalizada que graça nos altos escalões de Brasília.

Para o IDS o assassinato de Bruno Pereira é, também, um ataque às políticas de direitos indígenas asseguradas pela Constituição de 1988. É a prova da leniência do Estado Brasileiro em relação ao crime que se assenhora do território e das riquezas da Amazônia.

O assassinato de Dom Phillips representa um duro golpe contra a imprensa e um de seus valorosos representantes. Jornalistas não são aventureiros, como Dom foi chamado pelo presidente da República, são profissionais que escrutinam a realidade e lançam luz sobre tudo o que é de interesse para a sociedade. E é sempre bom lembrar a siamesa relação entre imprensa livre e democracia.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade se solidariza com as famílias enlutadas e com os povos da floresta que perderam dois de seus defensores mais aguerridos.

Parceiros