Semana Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vai começar a Semana Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 17 a 28 de setembro com o objetivo impulsionar uma ação coletiva e mobilizar atores chave de todas as áreas para conduzir a mudança de padrão econômico global que queremos rumo ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a semana também quer comemorar o aniversário dos ODS, que este ano marca o primeiro da contagem regressiva até 2030 – a chamada década de ação. 

Esta é a quarta edição da Semana e a intenção da ONU para 2021 é inspirar pelo menos 100 milhões de pessoas a realizar ações para acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no mundo. Ano passado foram 56 milhões de ações nesse sentido.

Entendendo que o monitoramento da implementação nacional da Agenda 2030 é um desafio global, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil está promovendo alguns eventos para abordar o Relatório Luz lançado esse ano, uma publicação anual que visa monitorar a implementação dos ODS no Brasil, principalmente diante da falta de produção de dados e o corte no financiamento do monitoramento da Agenda 2030 no Plano Plurianual (2020-2023) do governo federal.  

Nos dias 17, 20 e 21 de setembro acontece uma programação especial para discutir os desafios do cenário atual e boas práticas para a articulação e a participação da juventude no monitoramento do desenvolvimento sustentável. Além disso, o objetivo é destacar a importância da participação jovem na liderança de diálogos e ações para alcançar o desenvolvimento sustentável a nível nacional e local.

Dia 17, às 11h, ocorre o lançamento da campanha Desenvolvimento Sustentável sob o Olhar das Juventudes e o Guia de Interseccionalidade da Agenda 2030, dia 20 um encontro virtual com as Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e no dia 21  uma mesa internacional para refletir sobre os desafios globais para alcance da Agenda 2030,  durante a Assembleia Global dos Povos, evento paralelo à Assembleia-Geral da ONU 2021.

Semana Global #Act4SDGs

Confira o calendário e se agende:

17/09

Lançamentos:
Campanha Desenvolvimento Sustentável sob o Olhar das Juventudes + Guia da Agenda 2030 para uma Educação Transformadora 

Horário: 11h – 12h
Transmissão:  Canal do YouTube (@gtagenda2030)

Programação
11h – Abertura / Apresentação do GT Agenda 2030 (Laura Talho – Visão Mundial)
11h05 – Rosário Garavito (The Millennials Movement)
11h15 – Apresentação da campanha – Lucy Sousa (Alternativa Terrazul)
11h35 – Lançamento do Guia, elaborado em parceria com o Selo ODS, Roda das Minas e UNB 2030 – Isa Ewerton (Roda das Minas)
11h40 – Professores da UNB Thiago Gehre e Ana Paula Martins
11h50 – Apresentação do Guia
12h – Encerramento do evento 

20/09

Relatório Luz 2021 e o Brasil na Agenda 2030: o que dizem as Frentes Parlamentares?
Horário: 10h às 12h

Participação de diversas Frentes Parlamentares.
Transmissão: Canal do YouTube (@gtagenda2030)

21/09

Debate Um balanço dos ODS: um alerta (SDGs Stocktaking: a wake up call)
Horário: 11h (Brasília)

Local: Assembleia Geral dos Povos, evento paralelo à Assembleia Geral da ONU.

Link para inscrição:  Registration for Global People’s Assembly

Programação

Mabel Bianco, Grupo Principal das Mulheres/ONU – O Fórum Político de Alto Nível e sua baixa ambição política

Nicolas Sautejeau, (Action4SD): Os ODS nos países, Um panorama 

Ketty Marcelo Lopez, Central de Comunidades Nativas de la Selva Central (Mesa de Vinculação da ALC ): A reação da natureza: os perigos do futuro chegaram

Alessandra Nilo, Gestos/GT Agenda 2030: Mudanças sistêmicas exigem soluções baseadas em direitos

Facilitação: Lori Johnston (Southeast Indigenous People’s Center)

Tradução simultânea em espanhol, inglês e francês.

Já no dia 22 às 19h o Engajamundo promove um debate com Cláudio Fernandes, economista da Gestos (soropositividade, comunicação e gênero), ONG do Recife, além de cofundador e membro do GT Agenda 2030 – autor do capítulo sobre o ODS 17 da edição 2021 e diretor de criação do Relatório Luz sobre a Agenda 2030 no Brasil.

Inscreva-se já e garanta o seu lugar: https://forms.gle/uFLJPGm5RoHebL9o6

Parceiros