Quais os desafios para uma Amazônia sustentável?

31/05/2016

Atualizado em 16/06 para corrigir a programação

O ciclo de debates promovido pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) retorna em 2016 com um novo formato. Após duas edições bem-sucedidas do “Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade”, a série de debates foi ampliada para o formato de Rodas de Conversa, com 2 a 3 especialistas de diversas áreas por tema. A iniciativa conta com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP).

Agora chamado de “Desafios para uma Amazônia Sustentável”, a série terá sete encontros ao longo do ano, abertos ao público e gratuitos, para debater quais são os obstáculos enfrentados pela Região Amazônica para implementação de políticas públicas para a sustentabilidade e quais os gargalos para o desenvolvimento sustentável local.

Para isso, são convidados gestores públicos, especialistas, estudiosos e representantes da sociedade civil para debater acerca das questões mais contemporâneas da Amazônia, como a expansão da hidroeletricidade, o desafio da logística e transporte e a interrelação entre municípios, estados e a União. Ao mesmo tempo, desafios históricos serão abordados por um novo olhar, como a regularização fundiária, o desmatamento e a mineração.

Confira a seguir os temas propostos para os debates:

  1. Contradições na governança da Amazônia
  2. Amazônia como território para expansão da hidroeletricidade?
  3. Hidrovia, ferrovia e rodovia: logística intermodal, desenvolvimento e conservação
  4. Mineração e garimpo: problema ou parte da solução?
  5. Populações tradicionais e povos indígenas: o desafio das políticas afirmativas de inclusão e sustentabilidade
  6. Amazônias nacionais: peculiaridades e ações de integração
  7. Amazônias nacionais: biodiversidade – potencialidades e limites do uso sustentável (acesso aos recursos genéticos e repartição de benefícios)

 

Acompanhe em nossa Agenda as datas dos encontros. Os próximos eventos serão no dia 23 de junho (tema: Amazônia como território para expansão da hidroeletricidade?) e 17 de agosto (tema: Mineração e garimpo: problema ou parte da solução?)!

Consolidação da parceria

Esta já a 3ª edição do ciclo de debates sobre Amazônia realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, órgão de integração da Universidade que se dedica à pesquisa e discussão, de forma abrangente e interdisciplinar, das questões fundamentais da ciência e da cultura.

Ao longo de 2015, foram realizados 13 debates com mais de 16 especialistas de diversas áreas do conhecimento. O objetivo era abordar não apenas a perspectiva histórica da ocupação e desenvolvimento, como também aprofundar a reflexão sobre questões contemporâneas e sobre os impactos locais provocados pelos desafios globais, como as mudanças climáticas; o uso sustentável dos recursos naturais; o desenvolvimento social e econômico; a expansão energética; ampliação de infraestrutura e logística e a cooperação internacional numa região transfronteiriça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participaram profissionais da academia, do terceiro setor e do setor público para falarem sobre os desafios encontrados em sua atuação na região amazônica e mostrarem caminhos para os desafios da gestão pública democrática e sustentável, por meio da articulação entre os conhecimentos gerados pela academia e sociedade na proposição de soluções. O público dos eventos era composto por estudantes de pós-graduação, professores, especialistas interessados e pela sociedade em geral, que podia também acompanhar as transmissões ao vivo online.

A iniciativa é fruto do acordo de cooperação técnico-científica firmando entre o IDS e a Universidade de São Paulo, em 2014. O Instituto de Energia e Ambiente da USP tem colaborado com o Instituto de Estudos Avançados, via Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade, tanto na cooperação entre os docentes, vinculados aos dois institutos, como na discussão de temas afins.  É nesse contexto de cooperação entre academia e sociedade civil que esta iniciativa é proposta.
 

Confira os especialistas que já participaram e os assuntos abordados nas edições anteriores:

  • Beto Veríssimo – Imazon – “Desafios para o futuro da Amazônia”
  • Edson Vidal -  ESALQ/USP – “Economia tradicional X economia verde”
  • Estela Neves – UFRJ – “Municípios, meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia”
  • Hervé Théry – Centre National de la Recherche Scientifique, professor visitante da USP e pesquisador convidado da Universidade de Brasília (CDS) – “Fronteiras da Amazônia”
  • João Paulo R. Capobianco – IDS – “Políticas públicas, desmatamento e ordenamento territorial”
  • José Benatti – UFPA – “Regularização fundiária e terras indígenas”
  • Luiz Carlos Beduschi Filho  -  EACH/USP e IEE/USP – “Políticas públicas, desmatamento e ordenamento territorial”
  • Marc Pavé – Centre National de la Recherche Scientifique – França – “Amazônias nacionais: Guiana Francesa”
  • Marilene Corrêa da Silva Freitas – UFAM – “Educação para a sustentabilidade”
  • Marina Silva – IDS – “Políticas públicas, desmatamento e ordenamento territorial”
  • Neli de Mello-Théry – EACH/USP e IEA/USP – “Políticas públicas, desmatamento e ordenamento territorial”
  • Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior – NAEA/UFPA  – “Cidades amazônicas”
  • Simão Jatene – Governador do Pará – “Construção da agenda climática do estado do Pará”
  • Vincent Dubreuil – Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – “A Amazônia e as mudanças climáticas”
  • Wanderley Messias da Costa – FFLCH/USP – “Uso e conservação da biodiversidade”
  • Willi Bole – FFLCH/USP – “Sociedade e cultura da Amazônia nos romances de Dalcídio Juradir”

     

Parceiros