Projeto de monitoramento dá alertas de desmatamento em SP 

02/10/2023

Regiões de abastecimento como Alto Cotia, Alto Tietê, Cantareira, Guarapiranga-Billings, Itupararanga, Piracicaba-Capivari-Jundiaí e Paraíba do Sul tiveram suas vegetações suprimidas em 140 hectares 

Entre junho de 2022 e julho de 2023, a Macrometrópole Paulista teve 273 alertas de desmatamento, sendo que 118 ocorreram dentro de áreas de mananciais. Esses e outros dados foram apresentados na última quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em evento que marcou o lançamento de um hub digital de segurança hídrica.

Os resultados expostos na ocasião são fruto do projeto “Monitoramento e geração de alertas de desmatamento nos mananciais da Macrometrópole Paulista”. Realizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e apoio do Map Biomas, o trabalho foi viabilizado por emenda parlamentar de R$250 mil da deputada estadual Marina Helou. 

O território analisado compreende 174 municípios e mais de 30 milhões de habitantes, o que corresponde a 75% da população paulista. Nos sete sistemas de abastecimento (Alto Cotia, Alto Tietê, Cantareira, Guarapiranga-Billings, Itupararanga, Piracicaba-Capivari-Jundiaí e Paraíba do Sul) que integram essa região, a área total de vegetação suprimida ultrapassou 140 hectares.

“Os mananciais são absolutamente desconsiderados. São aterrados, assoreados e poluídos. A mudança do regime hídrico e a necessidade de regenerar os serviços da natureza estão nos levando a tratar a questão hídrica de forma mais radical. Esse projeto é apenas o pontapé inicial e cria a possibilidade de monitorar as ocorrências nos mananciais que são vitais para o abastecimento hídrico do estado.”

Ricardo Young, ,presidente do IDS

A iniciativa incluiu o desenvolvimento da tecnologia de identificação automatizada dos alertas de desmatamento, capacitação da equipe da SEMIL, para uso da tecnologia e repasse da ferramenta para utilização do órgão após a finalização do projeto. Também foram iniciados experimentos para futura aplicação da metodologia em outras partes do estado. 

“Planeta vivo é um planeta com água. Este ano, temos nos comprometido cada vez mais com ações que garantam segurança hídrica e o cuidado com as nossas águas. É na água que sentiremos o impacto das mudanças climáticas e é nela que precisa estar nossa profunda atenção”,

Marina Helou

Assista o evento na íntegra

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://segurancahidrica.idsbrasil.org/


Parceiros