Projeto DETER Mananciais é apresentado em workshop internacional na USP

03/09/2015

Dos dias 1º a 3 de setembro, a Escola Politécnica da USP sediou a primeira edição do workshop internacional “Rain Rivers and Reservoirs” com a participação de profissionais de diversas especialidades e de diferentes partes do mundo para debater assuntos relacionados à temática da água. Na ocasião, a equipe do projeto DETER Mananciais, fruto da parceria técnico-científica entre o IDS, IEE/USP e Labgeo/POLI USP, apresentou a metodologia e divulgou os resultados preliminares da pesquisa de monitoramento por meio de apresentação de painel.

A iniciativa do evento é do Consulado Britânico, Universidade de São Paulo (USP), Heriot Watt University, Unicamp e o Newton Fund. De acordo com os organizadores do evento, esta é a primeira vez que se promove a reunião de pesquisadores brasileiros e britânicos para lançar um olhar "holístico" com relação ao tema da água. Confira a programação completa do evento.

De acordo com Bruna Botti Cruz, pesquisadora sênior neste projeto, os resultados atuais correspondem aos mapas de cobertura do solo das áreas das bacias dos reservatórios dos sistemas de abastecimento Alto Tietê e Cantareira e mudanças em relação às áreas florestadas do período 2005 a 2015. "O objetivo das análises da primeira fase do projeto consiste em identificar as bacias dos mananciais que apresentaram maiores mudanças na cobertura do solo, especialmente em termos de perda de vegetação. A partir dessas informações, serão definidas áreas prioritárias para o monitoramento do uso e ocupação do solo, com base em imagens de alta resolução, e análises mais aprofundadas da inter-relação entre a dinâmica temporal de mudanças na cobertura do solo e a disponibilidade de água nos reservatórios de abastecimento público da região da Macrometrópole Paulista", explicou Bruna. Também integram a equipe do projeto alocada no laboratório de geoprocessamento da Poli os pesquisadores Daniel dos Santos Ricci, Laerte Appolinario Junior e Mariana Piesco, sob a coordenação do Prof. Dr. José Alberto Quintanilha.

O objetivo do Projeto DETER Mananciais é compreender a influência da dinâmica de mudança na cobertura e uso do solo e a degradação histórica dos mananciais da Macrometrópole Paulista, utilizando ferramentas de geoprocessamento. Com isso, será possível realizar o monitoramento das alterações no uso e ocupação do solo e verificar o impacto ambiental causado ao longo dos anos nas regiões produtoras de água.

A iniciativa é promovida no âmbito do acordo de cooperação técnico-científico assinado pelo IDS com a USP, em novembro de 2014.

(Texto: Daniela Ades e Bruna Botti Cruz)

Parceiros