POR QUE GÊNERO E CLIMA?

30/07/2021

Observatório do Clima lança infográfico para tentar responder esta questão

O Grupo de Trabalho em Gênero do Observatório do Clima lançou o infográfico que explica visualmente a importância de entrelaçar gênero e clima. O material é resultado da construção coletiva do GT, feito a partir de discussões em círculos desde 2020 com o objetivo de tornar didática a tarefa complexa de debater a crise climática a partir das lentes de gênero.

Nesse sentido, “gênero” é o chamariz para um olhar interseccional, que inclui discussões de raça, classe e demais pautas necessárias para diagnosticar problemas e fomentar soluções inovadoras. Dessa forma, também se evitam as narrativas universais, que invisibilizam outras mulheres.

No hotsite do GT de Gênero e Clima do Observatório do Clima é possível ver o infográfico na íntegra e também baixá-lo em PDF para impressão. Assim, o material pode ser também uma ferramenta de educação e multiplicação do tema.

O IDS faz parte dos grupos de trabalho do Observatório do Clima que pesquisam e atuam sobre essas questões no campo socioambiental. O lançamento aconteceu em transmissão ao vivo pelo Youtube do Observatório do Clima, com apresentação da consultora Ana Cristina Nobre, que liderou a produção do infográfico, e a participação da artista Valentina Fraiz e da designer Julia Lima. As convidadas Selma Dealdina (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e Sineia Wapichana (Conselho Indígena de Roraima) teceram comentários sobre o material, e a condução foi feita por Nara Perobelli.

Leia também:

Mulheres e a recuperação econômica: colocar a questão de gênero no centro das soluções

Parceiros