O tempo das juventudes ocuparem os espaços de decisão é o presente

29/09/2022

Este título é uma das mensagens das juventudes reunidas nos Espaços de Ativismo, iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade para aproximar as diferentes gerações de ativistas.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) lançou a publicação Espaços de Ativismo, diálogos intergeracionais por democracia e sustentabilidade, resultado de uma série de ações que buscam compreender como diferentes formas de atuação cívica e cidadã podem promover mudanças, em gerações distintas e em espaços de formulação de políticas públicas, e proporcionar a participação das juventudes nas esferas de tomada de decisão, o que define suas vidas no futuro. Entre as diversas reflexões propostas pela publicação, está a importância da participação das juventudes no processo político e democrático do país.

Durante todo o processo, reunimos 20 ativistas da causa socioambiental e diferentes profissionais, entre eles Hamangaí Kariri Sapuyá, indígena do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, estudante de medicina veterinária na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e articuladora da Engajamundo; Gabriel Lepletier, líder Politize! e coordenador da Associação Livres; Bia Caminha, vereadora mais jovem da história de Belém (PA); e Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente (2003-2008), ex-senadora da República (1995-2011) e associada-fundadora do IDS Brasil. 

Entre as ações desenvolvidas, o projeto organizou, ao todo, cinco rodas de conversa com diversas temáticas baseadas na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os Espaços de Ativismo contaram com a parceria de seis organizações responsáveis por garantir o enriquecimento do conteúdo dos debates junto com o IDS. São elas: Politize!, Youth Cllimate Leaders Brasil, Engajamundo, TETO, Ashoka e Update. Estas organizações têm atuado com protagonismo de jovens, ouvindo as suas experiências e sistematizando os principais aprendizados, oferecendo assim oportunidades para a atuação política cidadã. 

As cinco mensagens das juventudes para um futuro democrático e sustentável são: “As juventudes são múltiplas e diversas”, “O tempo das juventudes ocuparem espaços de tomada de decisão é o presente”, “A conexão intergeracional é imprescindível para potencializar o ativismo”, “O fortalecimento das instituições passa por abrir suas portas às juventudes interessadas por democracia e sustentabilidade”, e “Democracia e sustentabilidade são inseparáveis, intergeracionais e interdependentes”. A publicação Espaços de Ativismo, diálogos intergeracionais por democracia e sustentabilidade reúne os principais destaques e falas de cada participante ao longo das cinco rodas de conversa promovidas pelo IDS e parceiros.

O relatório conclui que as Eleições de 2022 são uma grande oportunidade para que o debate intergeracional seja ampliado em busca de decisões públicas mais diversas, sustentáveis e inclusivas.

O IDS trabalha para promover um espaço de debate e construção de propostas para o desenvolvimento sustentável a partir da conexão intergeracional. O IDS é formado por lideranças, ativistas e profissionais da vanguarda do movimento socioambiental do Brasil, e está buscando e desenvolvendo iniciativas para dialogar com as juventudes, contribuindo para um novo ativismo transgeracional. 

Acesse a nossa Biblioteca Virtual e baixe o seu exemplar!

Parceiros