Meio ambiente vai ao cinema

15/06/2016

Por Daniela Ades, com informações oficiais da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Começa hoje a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, evento cultural que ocupará as salas de cinemas de São Paulo pelas próximas duas semanas com uma intensa programação gratuita de filmes de longa e curta metragem, documentários e debates sobre a temática socioambiental.

A abertura da Mostra deste ano, que acontece na noite de quinta-feira (15), será com o mais recente lançamento do diretor francês Luc Jaquet (do filme “A Marcha dos Pinguins”), o filme “O Céu e a Geleira”. Atração de encerramento do Festival de Cannes em 2015, o filme aborda a atuação do glaciologista francês Claude Lorius, cuja pesquisa com o gelo da Antártica ajudou a provar que o aquecimento global vem sendo provocado pela ação humana.

Considerado o maior festival de cinema ambiental do País, a Mostra traz ao público uma série de eventos e sessões especiais em sete programas diferentes:

Mostra Contemporânea Internacional
São 38 filmes das mais diversas nacionalidades, sobre os temas: Cidades, Consumo, Economia, Mudanças climáticas, Recursos naturais e Povos & lugares. São produções recentes, que raramente entram em circuito nas salas de cinema.

Panorama Histórico

Neste ano reúne grandes nomes do cinema francês, cujos olhares e narrativas proporcionam a (re) invenção de formas de refletir sobre o mundo em que vivemos.

Competição Latino-Americana
Em 2016, a Competição registrou recorde de inscrições desde sua criação, há dois anos. Foram recebidas 255 produções, entre longas e curtas, com representantes de quase todos os países latinos. Deste total, 22 filmes foram selecionados para participar da competição, que premia as melhores produções escolhidas pelo júri e pelo público.

Homenagem
O advogado e ambientalista Paulo Nogueira-Neto, será o homenageado desta edição da Mostra.

Circuito Universitário e Mostra Escola
O Circuito Universitário e a Mostra Escola já acontecem desde o início de março em diversas faculdades, escolas e instituições de ensino, com objetivo de promover a reflexão e o debate a partir da experiência do cinema. São sessões voltadas aos estudantes, seguidas de debates com professores e convidados. De março a maio deste ano já foram atingidas 14 mil pessoas nestes circuitos de cinema.

Curta Ecofalante
Esta edição realiza pela primeira vez o concurso Curta Ecofalante, voltado a estudantes universitários, com o objetivo de incentivar a produção universitária. Foram recebidos quase 40 trabalhos das mais diversas faculdades, de diversos locais do país. Destes, foram selecionados cinco curtas, que serão exibidos durante a Mostra. O melhor trabalho, escolhido pelos curadores da Ecofalante e também por votação do público, será premiado ao fim da Mostra. O IDS é um dos apoiadores institucionais da iniciativa. Conheça os selecionados.
 

No total, serão mais de 100 filmes em cinco salas de cinemas e espaços de cultura – como a Biblioteca Mário de Andrade, CEUs, Fábricas de Cultura e outros – espalhados pela cidade, com produções contemporâneas e inéditas no Brasil e ainda de países como: Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, dentre outros. A programação é gratuita e se completa com uma série de debates com a participação de especialistas, diretores e convidados.

Os filmes que disputam a Competição Latino-Americana e os curtas produzidos por estudantes universitários conhecerão os vencedores selecionados pelo júri no dia 29 de junho, quando será realizado o encerramento da Mostra. Os vencedores receberão os já conhecidos Muriquis, mascote da Mostra. Feitos em Inox com reaproveitamento de peças e chapas, os troféus foram produzidos pela Unimáquinas, cooperativa localizada em São Bernardo do Campo, juntamente com a ONG Design Possível.

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e apoio da Goodyear, Itaipu Binacional e Reciclo Pepsico. A correalização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo Turismo (SPTuris), Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Matilha Cultural, Fábricas de Cultura (Poiesis e Catavento), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta e Horizonte Educação e Comunicação.
 

Acesse a programação completa dos filmes e debates no site oficial da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e acompanhe novidades pelo Facebook!

Homenagem ao patrono do ambientalismo

Também no dia 29 de junho será realizada a homenagem especial a Paulo Nogueira-Neto, considerado patrono do ambientalismo brasileiro. Nogueira-Neto foi o único brasileiro a participar da “Comissão Brundtland”, conhecida por consagrar e dar escala ao termo desenvolvimento sustentável. 

Nogueira-Neto participará de uma mesa de discussão que contará com a participação de João Paulo Capobianco, presidente do Conselho do IDS, José Pedro de Oliveira Costa, Marilda Cortopassi-Laurino, Mario Mantovani e Sávio de Tarso.

Em sua vasta e intensa atuação em prol do meio ambiente, destacam-se sua atuação na Secretaria Especial de Meio Ambiente durante 12 anos em meio à ditadura militar, período no qual identificou e estabeleceu cerca de 3,2 milhões de hectares de Estações e Reservas Ecológicas, sua participação em diversos órgãos multilaterais nacionais e internacionais e sua participação direta na fundação de organizações socioambientais no Brasil, apontou Sávio de Tarso, jornalista e editor do Diário de Paulo Nogueira-Neto, em artigo especial para homenageá-lo.

Além de seu profundo amor ao meio ambiente, as ações de Nogueira-Neto também eram acompanhado de consciência e ação social, como bem descreve Sávio de Tarso. “É que o amor à Natureza representa, para Paulo Nogueira-Neto, uma faceta ampliada do mandamento de amor ao próximo; e o próximo é, também, as futuras gerações – espiral de concepções que culmina numa extrapolação poética à qual se apegou para aplacar divergências e conciliar opostos, pois ‘o meio ambiente une’.”

Confira o artigo na íntegra.
 

Mostra Ecofalante

Em sua 5ª edição, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental cresce a cada ano, tanto em audiência como em afeto pelo público paulistano. Desde quando começou, em 2012, o público do evento mais que dobrou, somando 12.500 espectadores na Mostra principal (sem contar itinerância e circuitos educativos) em 2015. Nas quatro edições anteriores, a Mostra Ecofalante já atingiu diretamente cerca de 64.000 pessoas, exibiu 241 filmes de todos os continentes em mais de 83 espaços em 16 cidades no estado de São Paulo, de acordo com a organização do evento.

 

Parceiros