Kátia Abreu ganha “caixa preta” na COP26

09/11/2021

“Nada faremos contra a Amazônia”, disse a Senadora

No dia 09 de novembro, representantes brasileiros da organização de jovens Engajamundo encontraram no pavilhão oficial do governo federal brasileiro na COP26 a Senadora Kátia Abreu, que também está em Glasgow cumprindo sua agenda como parte da delegação oficial enviada pelo governo brasileiro na Conferência. 

Foi entregue para a Senadora Kátia Abreu uma “Missão (im)Possível”, como foi chamada a ação dos jovens que compõem a delegação do Engajamundo na COP26. A missão impossível é barrar o Projeto de Lei 2.159/2021 do qual ela é relatora, que não teve diálogo com a sociedade civil e que cientistas consideram ser um extremo retrocesso. Na ação, foi entregue uma caixa preta, com a inspiração nos filmes de espiões que recebem as missões em cartas e envelopes. Uma das jovens indígenas da delegação que entregou e conversou brevemente com ela sobre as implicações do PL na vida dos povos indígenas brasileiros. O objetivo da ação dos jovens foi chamar a atenção da senadora sobre as implicações negativas de sua aprovação da maneira que está.

O Projeto de Lei em questão, o PL 2.159/2021, conhecido como o “PL da Boiada” ou o “pai de todas as boiadas”, na prática, se for aprovado vai acabar com o principal instrumento de proteção ambiental da sociedade brasileira: o licenciamento ambiental. Como relatora do PL nº 2.159/2021, a Senadora Kátia Abreu é a principal responsável pelo texto que será votado no Senado sobre a Lei Geral do Licenciamento, o que provavelmente deverá acontecer logo após o encerramento da COP26. Seu relatório, então, tem importância fundamental porque será a base das votações que ocorrerão, primeiro, nas comissões de Meio Ambiente e Agricultura e, depois, no plenário. As principais decisões políticas no Senado (sobre o texto) serão dela.

A senadora acompanhou o painel de abertura do Dia da Indústria, no pavilhão oficial do governo brasileiro no evento que contava com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, do Vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos e o atual Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. 

Folha de São Paulo – Na COP 26 indígena leva beijo de Kátia Abreu na testa

O GLOBO – Jovem surpreende Kátia Abreu com pedido contra o PL da Boiada: “Nada faremos contra a Amazônia”

Parceiros