Justiça Socioambiental e Saneamento no Rio de Janeiro

19/05/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 organiza, através da ActionAid Brasil, Casa Fluminense, IDS Brasil e REBRAPD, mais uma edição dos debates públicos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), ação apoiada pela União Europeia. Este evento percorre o Brasil desde 2019 e pela primeira vez apresenta como foco o Rio de Janeiro, no dia 28 de maio.

A atividade virtual objetiva ampliar as discussões sobre a Agenda 2030 através de questões locais que afetam a cidade no seu dia a dia. O Rio de Janeiro vivenciou uma forte crise hídrica que ainda é tema central dos debates públicos. Além da pandemia da Covid-19 que nos atinge, a água do Rio continua contaminada como vimos no início de 2020. Somam-se a este cenário os problemas estruturais no campo do saneamento básico que há décadas assolam a cidade. Estes processos ganham maior relevância no contexto de emergência sanitária internacional em saúde pública instalado e são constitutivos de uma reflexão séria sobre a cidade em tempos de enfrentamento do corona vírus.

O debate público virtual "Justiça Socioambiental e Saneamento no Rio de Janeiro: pensando as cidades em tempos de pandemia" articula estes temas para refletir desenvolvimento sustentável, cidade e saúde neste contexto e como a Agenda 2030 pode contribuir com este processo.

Para saber mais sobre as contribuições, acesse o III Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhe esse debate no dia 28 de maio, de 9h30 às 12h

Clique no ambiente virtual para participar: https://tinyurl.com/debate-rj-ods

Acesse também GT A2030

PROGRAMAÇÃO

9h30 – 9h45: Mesa de Abertura

Mediação: Richarlls Martins (REBRAPD)

Carolina Mattar (IDS), Francisco Menezes (Action Aid) e Vitor Mihessen (Casa Fluminense)

 

9h45 – 10h45: Mesa 1 – Cidades sustentáveis, Saneamento e Segurança Hídrica em Tempos de Pandemia

Mediação: Lívia Salles (Action Aid)

Expositores: Ana Lucia Britto (UFRJ), Guilherme Franco Netto (FIOCRUZ), Guilherme Checco (IDS)

 

10h50 às 11h50: Mesa 2 – Justiça sócio-territorial e Cidade em Tempos de Pandemia

Mediação: Thábara Garcia (Casa Fluminense)

Expositoras: Juliana Marques (Data_Labe/Cocozap), Magda Gomes (Coletivo Rocinha Resiste)

 

11h50 – 12h: Encerramento

Parceiros