Infográfico interativo mostra situação da gestão hídrica em SP pelo olhar da imprensa

22/03/2016

No Dia Mundial da Água (22), o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto Energia e Ambiente da USP (IEE/USP) dão continuidade a sua pesquisa sobre a crise hídrica em São Paulo pelo olhar da imprensa e lançam o infográfico interativo “Água na Mídia”, uma linha do tempo que destaca notícias relevantes sobre a situação da gestão dos recursos hídricos no estado de São Paulo e ainda apresenta o nível de disponibilidade de água do Sistema Cantareira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A metodologia para elaboração e atualização do infográfico consiste no mapeamento de todas as notícias referentes à água no estado de São Paulo em três jornais de grande circulação – Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo –  e a seleção de notícias que auxiliem na construção de uma narrativa crítica da situação. Além das notícias, é apresentado o gráfico com a variação do nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento de São Paulo

Ao navegar pela linha do tempo, é possível acompanhar notícias relacionadas a ações do setor público, ações do 3º setor, manifestações da sociedade e de universidades e informações dos Boletins dos Mananciais, desde 2011 até dias atuais, e comparar com as mudanças nos níveis dos reservatórios do Sistema Cantareira. Para Juliana Cibim, coordenadora executiva de conteúdo, o infográfico Água na Mídia oferece a oportunidade de cruzar diferentes tipos de informação ao longo do tempo e possibilita ao leitor uma análise própria à luz das notícias sobre a crise hídrica em São Paulo. "Outra característica importante da navegação é que você pode comparar as notícias no mesmo mês, identificando quais eram os assuntos focados por cada uma delas", afirmou.

A escolha de cruzar dois tipos de informações na linha do tempo, as notícias (informações qualitativas) com o gráfico de variação do nível do Sistema Cantareira (informações quantitativas), tem como objetivo apresentar ao leitor um conjunto de informações complexas organizadas em uma visualização amigável e que, portanto, facilita a compreensão sobre a questão dos recursos hídricos em São Paulo.

O "Água na Mídia" faz parte da pesquisa "Crise Hídrica e a Mídia", que fez o levantamento de notícias para acompanhar a narrativa jornalística sobre a crise, além de evidenciar os principais atores, causas e soluções apontadas em três jornais de grande circulação. Essa pesquisa deu origem a um infográfico que sintetiza os principais resultados da pesquisa. Ela foi desenvolvida pelo IDS e pelo IEE/USP e em apoio à Aliança pela Água.

Acesse a metodologia completa. 

Parceiros