III Seminário de Soluções Inovadoras premia 10 projetos focados na implementação da Agenda 2030 no Brasil

10/06/2021

Os 10 projetos considerados os mais inovadores de 2021 para implementação da Agenda 2030 no Brasil poderão ser conhecidos pelo grande público nos próximos dias 16 e 17 de junho, às 16h, durante o III Seminário de Soluções Inovadoras. A cerimônia de premiação, que pelo segundo ano será exclusivamente on-line por causa da pandemia da Covid-19, será transmitida pelo canal do IDS no Youtube: www.youtube.com/idsbrasilquequeremos.

Além da apresentação de cada um dos dez projetos, o evento também contará com bate-papos sobre empreendedorismo e inovação como resposta aos desafios do nosso tempo, reunindo o empresário e ambientalista Ricardo Young; a economista e diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Célia Cruz; e a codeputada estadual por São Paulo, agricultora urbana e ambientalista, Claudia Visoni.

O III Seminário de Soluções Inovadoras é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e tem como objetivo dar mais visibilidade às dez iniciativas selecionadas a partir de um edital público que ficou aberto entre os dias 8 de fevereiro e 5 de março. O resultado foi anunciado no dia 30 de abril.

Puderam concorrer programas, projetos ou tecnologias desenvolvidas por organizações da sociedade civil ou instituições de ensino e pesquisa, com CNPJ ativo, dotados de alto potencial de impacto e que estejam em busca de apoiadores para ampliar seu alcance. A solução deve estar implementada e evidenciar inovação técnica, de gestão e/ou de relacionamento com partes interessadas, além de gerar impacto socioambiental positivo capaz de contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo a 2030.

“As soluções que estamos premiando possuem um grande potencial de transformar a realidade em suas respectivas regiões, ajudando o Brasil a alcançar os Objetivos e Metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Estamos felizes em poder reconhecer e dar publicidade a esses projetos, em um esforço para que sejam vistos e apoiados por possíveis investidores e assim ampliados e replicados em outros territórios”, diz o coordenador de Pesquisas do IDS, Guilherme Checco.

As 10 soluções vencedoras farão parte de uma publicação e receberão mentoria qualificada sobre planejamento estratégico, mapeamento de atores, indicadores de impacto, entre outros assuntos de interesse para bons modelos de negócios. A ação tem o apoio da União Europeia.

Confira as 10 soluções que serão premiadas:

  1. Alimentação e saúde para o bem viver (Instituto Mãe Terra)
  2. Centro Comunitário Sustentável (ONG Um Teto Para Meu País)
  3. Co-criação de tecnologias para a agricultura familiar (Núcleo de Agroecologia da UnB)
  4. Escola Itinerante de Agroecologia (Casa do Rio)
  5. Fábrica Social (Instituto Iti)
  6. Fossas Sépticas Ecológicas (Fundação Odebrecht)
  7. Modelos de negócio de empreendimentos econômicos solidários geridos por mulheres (Núcleo de Inovação Tecnológica da UnB)
  8. Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (Fiocruz)
  9. Projeto Médicos de Rua (Associação Médicos do Mundo)
  10. Selo Social (Associação Instituto Selo Social)

Parceiros