Retomada Econômica Verde – A experiência francesa

23/08/2022

Live tratou sobre políticas públicas ambientais adotadas pela França

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) promoveu, na última sexta-feira (26), a terceira edição do Seminário Virtual “Retomada Econômica Verde no Brasil”.

O debate, que conta com a parceria do Arq.Futuro/Por Quê? e do Insper, além do apoio do Itaú Unibanco, abordou os desafios do Brasil diante das questões climáticas, baseados na experiência de países que desenvolveram políticas socioambientais que apresentaram resultados positivos.

Nesta edição do Seminário, que abordou as soluções implantadas pela França, foram convidados Barbara Pompili, Ex-Ministra da Transição Ecológica da França, Tomas Alvim, do Laboratório Arq. Futuro da Cidades e Por Quê?, Luiza Karpavicius da Aarhus University e Por Quê? e João Paulo R. Capobianco, Vice-Presidente do IDS, como mediador.

Abrindo o debate, Ex-Ministra da Transição Ecológica francesa falou que atualmente o país sofre com temperaturas elevadas inéditas, que ultrapassam os 40°C e que por isso, medidas que reduzam a pegada de emissões de carbono são urgentes e precisam ser adotadas pelo poder público e pela sociedade como um todo. Bárbara tratou sobre a importância da participação da sociedade na criação de políticas públicas voltadas para a questão ambiental e climática. Segundo ela, o governo de Emmanuel Macron criou, em 2019, uma Comissão da Cidadania para exercer esse papel: “Trouxemos ações bastante transformadoras para descarbonizar a economia e com isso nós pudemos observar maneiras de transformar o nosso sistema em áreas como consumo, produção e manufatura”, destacou.

A Ex-Ministra também lembrou  da medida adotada pelo país que investe em modelos econômicos do futuro como, por exemplo, a indústria de carros elétricos e geração de energia limpa. O país tem investido em mudanças estruturais e de treinamento de mão de obra, para acelerar a produção desses veículos. ” A França tem a ambição de se tornar o país com a maior consciência ecológica do mundo. Hoje nós somos o terceiro”, afirmou.

O Seminário também recebeu perguntas dos convidados, especialistas e internautas que acompanhavam o debate. Um dos temas abordados nas questões foram os desafios para a implementação da chamada Economia Verde na agricultura, que na França, é o segundo setor que mais emite gás de efeito estufa, mas, em contrapartida, tem um papel fundamental no abastecimento europeu. Segundo Bárbara, mudanças nas políticas públicas de toda a Europa são necessárias para que a produção agrícola seja mais sustentável e pautada pela biodiversidade. Para ela, um dos maiores desafios da mudança está na conscientização ambiental dos agricultores. “Nós não podemos fazer as coisas acontecerem sem os produtores agrícolas, temos que conversar, auxiliar e fazer com que eles possam compreender que são atores ativos nesse processo tão importante”.

Sobre a evolução das medidas ambientais adotadas pelo país europeu, Bárbara garante que elas só continuam evoluindo graças a uma mudança estrutural política, que deu mais força e garantias para que temas ambientais sejam um compromisso de todo o governo. “Para mim foi muito bom quando o presidente Macron afirmou que o primeiro-ministro seria o responsável politicamente por essas questões ecológicas. Isso faz toda a diferença, porque os outros ministros têm que levar o Meio Ambiente em consideração em todas as suas decisões”, finalizou.

Confira na íntegra:

Parceiros