IDS promove debates sobre Água e Mobilidade Urbana durante Semana Senac de Sustentabilidade

28/08/2015

Por Daniela Ades e Guilherme Checco [1]

A última semana do mês de agosto está reunindo eventos importantes para a agenda da sustentabilidade, como a Semana Senac de Sustentabilidade (24 a 29/08) e a Virada Sustentável (26 a 30/08). Durante esse período, o Senac realiza uma série de atividades e eventos relacionados ao tema da sustentabilidade em 20 unidades por todo o estado de SP e proporciona um ambiente de aprendizagem aos estudantes e público em geral. Neste ano, o tema principal da Semana é: “comportamento e atitudes sustentáveis”,com o objetivo de “estimular a modificação dos comportamentos e atitudes, incentivando a prática de estilos cada vez mais sustentáveis de vida”.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade foi convidado pelo Senac para realizar debates com os alunos das unidades Senac e da comunidade da região.

Os integrantes da equipe do IDS, Daniela Ades, Guilherme Checco e Juliana Cibim,  exploraram as temáticas da “Água” e da “Mobilidade Urbana Sustentável”, sobretudo pela ótica da gestão da água como recurso natural estratégico e pela compreensão de que a mobilidade urbana deve ter foco na coletividade. Os temas foram escolhidos a partir do Mapa das 15 Propostas de Prioridade Máxima da Plataforma IDS e as apresentações foram uma oportunidade para disseminar e aprofundar seus conteúdos e propostas.

O desafio enfrentado foi apresentar essas duas temáticas por uma ótica holística e, ao mesmo tempo, trazê-las para as realidades das diferentes regiões em que se encontravam as unidades. Dado que o público majoritário das apresentações era de turmas de jovens aprendizes – que varia de 14 a 24 anos- o objetivo também foi colaborar com a formação destes estudantes.

Saiba mais:

24 de agosto – Senac  Santa Cecília –  Mobilidade Urbana

A Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana Sustentável aconteceu na noite de segunda-feira para um público de estudantes dos cursos de pós-graduação e graduação.

Por ser a sede de cursos como Arquitetura, Paisagismo e Projetos Sustentáveis, o debate concentrou-se nas ideias de apropriação do espaço público, o modelo de cidade voltado para os carros e as propostas do IDS para que a mobilidade urbana tenha foco no transporte coletivo e na qualidade de vida.

A partir de dados sobre o perfil dos transportes na cidade de São Paulo, onde há um evidente privilégio para o transporte individual motorizado, os estudantes discutiram como esse modelo impacta a qualidade de vida na cidade e quais são as possíveis alternativas. A turma também discutiu sobre novos programas e ações da Prefeitura de SP para a mobilidade urbana como: os corredores exclusivos de ônibus, ciclovias e a qualidade dos transportes coletivos.

Daniela Ades, analista de comunicação do IDS, apresentou as propostas do IDS para o eixo de Mobilidade Urbana Sustentável, na qual prioriza o transporte coletivo para assegurar o meio ambiente ecologicamente equilibrado e a qualidade de vida sadia. Algumas delas destacam o fim dos subsídios para combustíveis fósseis, maior transparência e divulgação de informações e maior equilíbrio de todos os modais como opção para o deslocamento nas cidades.

Os participantes da Unidade Santa Cecília comentaram as mudanças que presenciaram no bairro onde estão localizados, como a implantação das ciclovias. A turma dividia-se em opiniões favoráveis e contrárias à medida, mas a maioria defendeu a melhoria do transporte público coletivo como forma de reduzir o uso dos automóveis. Foi questionada a ideia de que as ciclovias seriam “a salvação” do transporte na cidade, como vem sendo noticiado na mídia segundo os participantes, devido a sua pequena escala. Algumas estudantes da unidade, entretanto, comemoram a gradual mudança cultural que as permitem ir à aula de bike. Os aspectos econômicos das mudanças no modelo de mobilidade aparecem como os pontos mais complexos da discussão.

Confira a apresentação utilizada na Roda de Conversa na unidade Santa Cecília

25 e 27 de agosto –  Senac Vila Prudente e Senac Largo Treze

Nos debates sobre Água, o propósito foi introduzir uma reflexão mais ampla a partir da conjuntura de crise hídrica na região metropolitana de São Paulo. Trabalhando conceitos básicos sobre a governança dos recursos hídricos, apresentou-se uma compreensão global sobre a temática e o conceito de responsabilidade compartilhada. Portanto, foram apresentadas informações como: ciclo hidrológico da água, usos múltiplos da água, usos prioritários, utilização de água na produção de bens de consumo (água virtual), sistemas de abastecimento da RMSP, a crise hídrica e os impactos no dia a dia do público ouvinte, atores, causas e soluções da atual crise hídrica na RMSP.

O IDS também apresentou dados preliminares da pesquisa “Crise Hídrica e a Mídia”, pesquisa realizada em parceria com o Instituto de Energia e Ambiente da USP, e que analisa a forma como a imprensa noticiou a crise de janeiro de 2014 a abril de 2015. Destacou-se também a  formação da Aliança pela Água, em outubro de 2014, e alguns materiais de referência, como o “Manual de Sobrevivência da Crise” e o site “Sala de Crise”.

A interação com o público jovem nas unidades Vila Prudente e Largo Treze foi bastante dinâmica. “Pudemos absorver impressões e conhecimentos interessantes. O público majoritário de nossas apresentações, os jovens aprendizes, estão muito antenados e conseguem desenvolver reflexões muito pertinentes acerca do tema”, diz Guilherme Checco, responsável pela apresentação e mediação dos debates.

Dentre as principais reivindicações do público jovem sobre a crise hídrica está a comunicação mais transparente e de melhor qualidade, para que a população consiga ter melhor clareza sobre a situação. Além disso, ressaltaram a importância da conscientização da sociedade para o uso racional do recurso.

Confira a apresentação utilizada na Roda de Conversa das unidades Vila Prudente e Largo Treze


[1] Analista de Comunicação e Analista de Conteúdo do IDS.

Parceiros