IDS participa da IV Conferência Brasileira de Mudança do Clima

15/08/2022

Debate abordou como as discussões promovidas em Bonn, se transformam em resiliência climática.

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) participou no dia 15 de julho, da IV Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que reuniu organizações não governamentais, movimentos sociais, populações tradicionais e originárias, governos locais e a comunidade científica, para uma série de debates sobre os efeitos e as medidas necessárias para o combate ao aquecimento global.

O Assessor de Advocacy Socioambiental do IDS, Mateus Fernandes, foi responsável pela mediação do primeiro painel virtual da programação do evento,  que tratou sobre “Agenda climática internacional e traduções para a realidade subnacional no Brasil”. O Instituto Democracia e Sustentabilidade  foi representado no debate também pelo coordenador de projetos da instituição, Guilherme Checco. O encontro contou ainda com as contribuições de Caio Magri, do Instituto Ethos, Stela Herschmann, do Observatório do Clima e Ana Paula Prates, do Instituto Talanoa.

No painel, os especialistas abordaram a importância dos compromissos assumidos por governos estaduais e municipais para o combate aos efeitos das mudanças climáticas, além de recomendações para agenda dos candidatos nas eleições de 2022.

Outro ponto tratado no debate, foi o papel do setor empresarial nas questões ambientais e na mitigação e implementação das metas climáticas baseadas na ciência (SBT) e o Race to Zero.

Em sua quarta edição, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima tem o objetivo de aprofundar as discussões promovidas recentemente na Conferência de Bonn.

A CBMC 2022 contou ainda com mais um dia de programação presencial, no Centro Cultural Cais Sertão, no Recife, no dia 09/08, das 9h30 às 18h40. O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) participou de duas atividades do evento: 

10h – 10h50: Lançamento da carta-compromisso “Diretrizes para a Ação e Ambição Climática”

14h30 – 15h20 – “Procuram-se candidaturas pelo Clima & Meio Ambiente: introdução ao Painel Farol Verde”

Assista as atividades na íntegra:

Parceiros