IDS participa da elaboração de publicações voltadas para candidaturas às eleições 2020

24/08/2020

 

Iniciativa da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS em parceria com renomadas organizações e institutos brasileiros, os sete guias temáticos abordam como enfrentar desafios municipais, que vão de mobilidade a saúde pública

Olhar a cidade sob a ótica da integração urbana, do desenvolvimento sustentável, da inovação a favor das pessoas e do meio ambiente. Fazer dos municípios espaços propícios para a diversidade de ideias, projetos e vivências. Esses foram alguns dos princípios que nortearam a Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS na elaboração de uma série de sete guias temáticos focados em desafios a serem enfrentados pelos futuros gestores municipais. 

Produzidos em parceria com organizações e institutos brasileiros amplamente reconhecidos em suas áreas, os guias cobrem sete temas: 

● Conceitos gerais de cidades (com Arq.Futuro e Insper)

● Mudança climática e sustentabilidade (com ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade)

● Mobilidade urbana (com ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento)

● Educação pública municipal (com Todos pela Educação) 

● Primeira infância (com Instituto Alana e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal)

● Saúde pública nos municípios (com Instituto de Estudos para Políticas de Saúde – IEPS)

Segurança hídrica (com Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS)

Todos os Guias estão disponíveis gratuitamente no site da RAPS e foram produzidos com o objetivo de ajudar candidatos e candidatas a incorporar políticas de desenvolvimento sustentável e inovação em suas propostas para as eleições de 2020.   Os materiais adotam uma perspectiva prática, com dados e exemplos para apoiar os futuros gestores públicos municipais em suas ações.

Os sete guias reúnem conceitos, problemas, cases e soluções práticas em cada área, abordando o papel dos municípios no enfrentamento de desafios. "O conteúdo dos guias ajuda a pensar como as cidades podem contribuir com a construção de um país mais justo, com mais oportunidades e respeito a sua diversidade e seus recursos naturais", afirma Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS. A iniciativa é um desdobramento do programa Prepara RAPS, voltado à preparação de pré-candidatos e pré-candidatas membros da organização para as disputas eleitorais. "Parte da nossa atuação em 2020 é preparar candidatos e candidatas com foco na realização de campanhas transparentes, competitivas, de baixo custo e que incorporem os princípios da sustentabilidade", completa Mônica. 

O IDS foi convidado para elaborar o Guia Temático sobre #saneamento e segurança hídrica . A publicação destaca a proteção e o desenvolvimento sustentável dos mananciais, a gestão de bacias hidrográficas, planos municipais de saneamento e a importância do acesso universal bem como exemplos positivos na garantia da água limpa como um direito humano com soluções encontradas na própria natureza. "Aceitamos o desafio de contribuir para a melhoria das políticas públicas voltadas para as cidades brasileiras, afinal, precisamos ver a gestão hídrica das cidades sob o olhar da integração urbana", disse Guilherme Checco, coordenador de pesquisa do IDS. O Guia se baseia no acúmulo da experiência que o IDS já reúne no tema, considerando inclusive o trabalho lançado em fins de 2019 para sensibilizar a sociedade sobre a situação das águas no Brasil e apresentar propostas para um novo modelo de cobrança tarifária para a conta de água, a partir do estudo do caso da Sabesp, maior empresa de saneamento básico da América Latina. 

Conheça a plataforma SEGURANÇA HÍDRICA

Clique aqui para baixar o Guia Temático Segurança Hídria – IDS e RAPS

 

Leia também: Segurança Hídrica & Direitos Humanos

 

 

 

Parceiros