IDS e UNIFESP promovem curso de extensão sobre a agenda D+S

09/06/2023

O Instituto Democracia e Sustentabilidade, em parceria com a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da UNIFESP, realizará no segundo semestre de 2023 o curso de extensão Democracia e Sustentabilidade: co-criando soluções para liderar a mudança em ecossistemas complexos. O curso contará com uma trilha formativa virtual e síncrona de 38 horas, que será conduzida por ministrantes associados do IDS e outras referências nos grandes temas a serem trabalhados, como Economia Verde, Segurança Hídrica, Biodiversidade, Sustentabilidade, Democracia Participativa, Organizações da Sociedade Civil, Direitos Humanos, dentre outros.

O curso será conduzido sob inspiração da Teoria U, desenvolvida pelo Prof. Otto Scharmer (MIT), e terá como seu produto final a criação de projetos inovadores para lidar com o ecossistema Democracia-Sustentabilidade. Os cinco movimentos propostos pela Teoria U – co-iniciar, co-sentir, presenciar, co-criar e co-evoluir -, juntamente com seus elementos fundamentais e técnicas de desenvolvimento de habilidades de liderança, de administração organizacional, e de pensamento complexo e sistêmico serão aplicados ao passo em que as principais questões do Brasil de hoje – ambientais, sociais, econômicas e políticas – serão discutidas e analisadas com foco nas próprias questões, mas também, com base na Teoria U, em seus observadores (nós), fazendo com que o sistema veja a si mesmo. Apenas virando a câmera a nós mesmos e investindo em uma jornada de aprendizado e autoconhecimento é que podemos co-gerar soluções realmente inovadoras para a complexidade dos problemas atuais.

As aulas serão realizadas às terças-feiras à noite, de agosto a novembro, e serão disponibilizadas 35 vagas gratuitas mediante os critérios dispostos no Edital do Curso, que pode ser acessado no link abaixo. 

A aula inaugural será no dia 1º de agosto e contará com a participação de Ricardo Young (presidente do IDS) e do professor Zysman Neiman (UNIFESP), que apresentarão um panorama sobre a importância da sustentabilidade e da democracia em nosso país.

Link do edital: https://drive.google.com/file/d/1nm4yle_G85CT7Br1kQkKVYF4dLMmu8ld/view

Apesar das inscrições estarem encerradas, a aula inaugural será aberta ao público. O plano de aulas prevê 12 encontros, divulgado no site e nas redes sociais do IDS e da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da UNIFESP: https://catedrasustentabilidade.unifesp.br/

Confira a lista final de inscritos por ordem de classificação, assim como as respectivas notas, critérios de avaliação e orientações para matrícula: https://drive.google.com/file/d/1U7GwoSYrEZ7AiE_m40I_wgXJVnLhUEUi/view

Acompanhe nossas redes, em breve divulgaremos o link da transmissão da aula inaugural no Youtube do IDS.

Parceiros