IDS e IEE-USP realizam 1ª Oficina sobre indicadores de sustentabilidade para a coleta seletiva com inclusão de catadores

26/11/2014

A 1ª  Oficina sobre indicadores de sustentabilidade para a coleta seletiva com inclusão de catadores foi o primeiro evento realizado no contexto da parceria IEE/USP e IDS.

Na última terça-feira (25), no Instituto de Energia e Ambiente, recebemos especialistas em coleta seletiva com inclusão de catadores de diversas cidades, dentre elas: Campinas, Itu, Araraquara, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Guarujá, Osasco e São Paulo. Além da diversidade de regiões, tivemos representatividade de setores importantes para a discussão do tema: representantes de prefeituras, secretarias de meio ambiente, organizações de catadores, ONGs e universidades.

Os convidados analisaram os indicadores de sustentabilidade apresentados pela Dra. Gina Rizpah Besen e, em grupos, trabalharam na validação do sistema, fazendo sugestões para o aperfeiçoamento e discutindo as formas de utilização da ferramenta. (Leia mais sobre a pesquisa da Dra. Gina Rizpah Besen a partir da pg. 190 do livro "Do Lixo à Cidadania", disponível aqui)

Foi um dia intenso de atividades e colaboração, em que os grupos discutiram as fortalezas, fragilidades, ameaças e oportunidades dos dois sistemas de indicadores de sustentabilidade – um para a gestão pública e outro para organizações de catadores. Discutiu-se também a importância dos sistemas para a gestão da coleta seletiva como instrumento de autoavaliação das organizações envolvidas e para tomada de decisões sustentáveis.

A partir do resultado desta oficina, os sistemas serão aperfeiçoados e darão origem a duas ferramentas digitais que serão oferecidas às organizações de catadores e prefeituras.

 

Acesse os conteúdos da Plataforma Brasil Democrático e Sustentável sobre Resíduos sólidos e assista aos vídeos da Roda de Conversa sobre Gestão de Resíduos Sólidos!

Confira algumas fotos da oficina:

 

          

 

Parceiros