Em solenidade, IDS e USP comemoram acordo de cooperação

14/01/2015

Por Daniela Ades*

Universidade e sociedade civil unem-se por missão comum em momento considerado difícil para a sustentabilidade, afirmam dirigentes das entidades
 

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP) celebraram no dia 4 de dezembro de 2014 o acordo de cooperação técnico-científica, assinado no mês anterior, em solenidade realizada na Universidade de São Paulo. O acordo tem duração de cinco anos.

Durante a breve solenidade, os dirigentes das entidades saudaram a iniciativa de unir a universidade e a organização da sociedade civil em torno de uma missão comum, com o objetivo de se fortalecerem e ampliarem o acesso à sociedade. Ildo Sauer, diretor do IEE-USP, afirma que a parceria é uma inovação do comportamento tradicional da universidade, que geralmente é fechada em si mesma. “Esta parceria significa construir conhecimento aqui [IEE-USP], com participação de entidades como o IDS, e ao mesmo tempo criar um canal imediato de difusão do que é produzido no âmbito da sociedade de maneira que os resultados concretos possam ser atingidos o quanto antes”, afirmou o diretor do IEE.  Ildo acredita que as questões de energia e da sustentabilidade são temáticas que hoje representam extraordinária preocupação para a humanidade.

Para João Paulo Capobianco, presidente do conselho do IDS, a parceria é estratégica para a organização da sociedade civil, ao se aliar com uma instituição de credibilidade e grande capacidade de produção de conteúdo como é a USP para aprofundamento e reflexão sobre temas complexos que envolvem a sustentabilidade. “Com isso, cria-se um intercâmbio que permite ao IDS aprofundar a sua reflexão e ao mesmo tempo estar mais qualificado para interagir com a sociedade”.

Luiz Carlos Beduschi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE-USP, ressalta que o acordo de cooperação já permitiu o desenvolvimento de uma agenda compartilhada de pesquisa e de trabalho junto à sociedade:  “Tanto a universidade como a organização da sociedade civil têm como missão incidir em políticas públicas, qualificar o debate sobre questões socioambientais, sustentabilidade, e é isso que estamos fazendo.”

João Paulo Capobianco, Ildo Sauer e Luiz Carlos Beduschi

Inicialmente, estão previstos projetos sobre os temas: recursos hídricos, resíduos sólidos, desenvolvimento local e desmatamento e agricultura familiar, sendo que alguns deles já iniciaram suas atividades.

Sobre o tema recursos hídricos, o IDS realizou em novembro uma mesa redonda com especialistas para discutir "Políticas públicas e escassez hídrica no estado de São Paulo: governança, transparência e alternativas para a crise", em parceria com o Data4Good e o Senac. Leia mais sobre o evento aqui:http://goo.gl/O3ww0b

Já sobre resíduos sólidos, IDS e PROCAM ofereceram a 1ª Oficina sobre indicadores de sustentabilidade para a coleta seletiva com inclusão de catadores, na qual especialistas convidados analisaram os indicadores de sustentabilidade apresentados pela Dra. Gina Rizpah Besen e, em grupos, trabalharam na validação do sistema, fazendo sugestões para o aperfeiçoamento e utilização dos indicadores em uma ferramenta digital. Leia mais sobre a oficina aqui: http://goo.gl/OGrxc2

 

Daniela Ades é analista de comunicação do IDS

 

Parceiros