“Diferentes olhares para a crise hídrica” : infográficos trazem principais reflexões sobre o tema

18/06/2015

Em 27 de novembro de 2014, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP (Procam-IEE/USP) realizaram a Mesa Redonda "Políticas públicas e escassez hídrica no estado de São Paulo: governança, transparência e alternativas para a crise", em parceria com o Data4Good e o Senac.

Especialistas presentes

Glauco Kimura (WWF), João Ramos (Prefeitura de Embu), José Carlos Mierzwa (Poli-USP), José Luiz Albuquerque (IPT), Juliana Cassano Cibim (IDS), Lucia Sousa e Silva (Procam-IEE/USP), Nelson Urssi (Senac), Pedro Roberto Jacobi (Procam-IEE/USP), Rosa Maria Mancini (Procam-IEE/USP), Renato Tagnin (Senac), Rubens Filho (Inst. Trata Brasil), Stela Goldenstein (Assoc. Águas Claras do Rio Pinheiros)

No evento, participaram especialistas de diversas áreas do conhecimento para discutir a crise hídrica à luz da cobertura da imprensa, a partir de levantamento realizado pelo IDS e Procam/IEE/USP. Àquela época, os resultados trazidos pela pesquisa mostravam que a imprensa reproduzia principalmente fontes oficiais do governo e apresentava soluções imediatistas, como obras e chuvas. Pouco se falou sobre as origens da crise, como por exemplo: a má gestão dos recursos hídricos no estado, o consumo excessivo por setores produtivos e população, além da crescente degradação das áreas de mananciais.

Desde então, a crise teve diversos desdobramentos: a falta de água em diversas regiões da Região Metropolitana (principalmente em regiões periféricas), a redução da pressão e a omissão das autoridades em relação à real situação dos reservatórios. Em resposta à sensação de despreparo e insegurança hídrica, em outubro de 2014 surgiu a Aliança pela Água, iniciativa da sociedade civil para para contribuir com a construção de segurança hídrica em São Paulo, da qual o IDS faz parte.

Durante o debate da Mesa Redonda, os especialistas destacaram propostas e sugestões para a crise, as quais foram sistematizadas em seis grandes itens: Governança, Gestão da oferta e demanda, Gestão da informação, Legislação, Águas subterrâneas e Uso do solo.

Confira a sistematização dos resultados da Mesa Redonda "Políticas públicas e escassez hídrica no estado de São Paulo: governança, transparência e alternativas para a crise" no infográfico inédito "Diferentes olhares para a crise hídrica" produzido pelo Data4Goodhttps://goo.gl/HptLRB

Em outras seis cartelas estão elencadas as principais reflexões trazidas pelos especialistas:

 

Infográficos Mesa Redonda

     
     
   
     

 

Notícias relacionadas

-IDS e USP lançam projeto de monitoramento de mananciais da macrometrópole de SP

-Precisamos de um novo ciclo de planos de bacias em São Paulo?

-Aliança pela Água lança "Manual de Sobrevivência para a Crise"

 

 

Parceiros