Bússola do IDS para as eleições de 2022 – um guia para a transformação do Brasil

01/09/2022

De tempos em tempos o horizonte é iluminado com oportunidade real de transformação do futuro em um espaço democrático e sustentável. Vivemos esse momento agora, diante das oportunidades de escolhas que uma eleição geral oferece. 

O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), organização social que lançou, em 2014, a Plataforma Brasil Democrático Sustentável, apresenta agora o documento  Bússola do IDS para as eleições de 2022, uma contribuição para o debate eleitoral e para a escolha de caminhos em direção a uma real transformação do Brasil no país que podemos ter ainda este ano.

“Para isso é preciso sair do piloto automático. O Brasil precisa de lideranças, em especial as lideranças partidárias, comprometidas com essa agenda”, afirma Carolina Mattar, coordenadora-executiva do IDS. A poucos dias da disputa nas urnas, a sociedade quer ouvir quais as propostas de cada candidato(a) para lidar com os desafios atuais do Brasil. Pensar uma agenda integrada com propostas que fortaleçam e aprofundem a democracia no Brasil, e que promovam os direitos humanos de leste a oeste e de norte a sul, não se trata de sonhar com um Brasil intangível, mas de trazer para o presente escolhas bem informadas e coerentes com o futuro que se deseja, no qual representantes da sociedade em diversos cargos públicos adotem políticas e práticas sustentáveis.

O direito humano a um meio ambiente sadio foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas e pode compor a lista de direitos fundamentais na Constituição brasileira, se aprovada a PEC 37 no Congresso Nacional. A dignidade de todas as pessoas e, em especial, as condições de vida das futuras gerações, dependem do reconhecimento da importância da preservação do meio ambiente e da democratização do acesso aos recursos naturais e aos serviços ambientais para a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

A Bússola do IDS aponta cinco agendas norteadoras para uma guinada  democrática e sustentável no Brasil: Clima e Biodiversidade, Economia Verde, Segurança Hídrica, Governança Democrática e Formação Cidadã com Juventudes. O documento traz dados e informações que ajudam a formar opinião sobre o desempenho e propostas de candidatos em relação a temas estruturais, para que a sociedade brasileira possa caminhar célere em direção ao futuro que queremos.

“O Brasil precisa discutir agenda, precisa debater propostas. Temos inúmeras iniciativas na sociedade civil e soluções no setor público e setor privado, mas a política não está acompanhando as inovações.”  

Ricardo Young, presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade. 

Uma das questões fundamentais a ser enfrentada nos próximos anos é a emergência climática. O país já vem sofrendo com inundações de grandes proporções em diversos estados, assim como secas avassaladoras em ecossistemas normalmente úmidos, como o Pantanal e a Amazônia. Apesar disso, a preocupação com o clima ainda passa longe da prioridade dos brasileiros e dos principais compromissos de candidatos(as). As eleições de 2022 são uma janela de oportunidade única para o reposicionamento do  Brasil com relação aos compromissos globais de combate às mudanças climáticas, mas hoje ainda vemos esse tema entrar apenas por uma pequena fresta. 

Na Bússola para as eleições de 2022, o IDS propõe um novo olhar para a cidadania e o Estado de Direito, e por isso é lançada neste 26 de agosto, no Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que representa um marco para a democracia em todo o mundo. 

Clique aqui para acessar a Bússola para as eleições de 2022.

Parceiros