Aprendizados sobre gestão das águas nas metrópoles brasileiras

23/06/2016

 

Por Tamara Mekhitarian

Qual o papel do município na gestão da água? Foi esse o foco do seminário "As águas no território das grandes cidades: um desafio às políticas públicas", realizado pela Fundação FHC na última quinta-feira (23), em São Paulo. O debate evidenciou os principais desafios que a gestão dos recursos hídricos traz para as políticas públicas, e o que governos e a sociedade podem fazer para promover seu uso sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jussara Carvalho, assessora da vice-presidência da Cetesb, contribuiu para a discussão contando sobre sua experiência na cidade de Sorocaba, onde foi secretária do Meio Ambiente (2009-2014) e participou do Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tietê. O rio que corta a cidade foi revitalizado graças à atuação da esfera municipal e hoje conta com um parque linear em suas margens. Segundo ela, a renovação do rio se deu por meio da coleta e tratamento de esgotos domésticos e resíduos e trouxe uma mudança positiva no olhar da população e no modo como ela interage com o território.“Precisamos discutir a integração dos instrumentos dos municípios, tanto dos urbanísticos quanto dos instrumentos da própria política de gestão de recursos hídricos e como fazer o diálogo com o plano de bacia”, ressaltou Jussara.

Antonio Eduardo Lanna, consultor em planejamento e gestão de recursos hídricos da AlfaSigma Consultoria, pontuou os problemas no gerenciamento de recursos hídricos e as possíveis soluções para um melhor planejamento. “Não é pelo problema do crescimento populacional que as questões de abastecimento de água têm surgido, é mais pelo avanço da agricultura irrigada”, explica Lanna. Ele também comentou que regiões como São Paulo demandam cada vez mais água potável, ou seja, não só a quantidade importa, mas a boa qualidade da água. Dentre os recursos que o município pode utilizar para reverter a má gestão, ele destaca os planos de ordenamento territorial, coleta e tratamento de esgotos e cobrança pelo lançamento de esgotos. 

Na ocasião, também foi apresentada por Stela Goldenstein, diretora executiva da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, a plataforma online "As cidades e as águas: região metropolitana de São Paulo", um canal de educação destinado ao público adulto e leigo que tenha interesse em questões urbanas e ambientais. Os materiais foram produzidos por 17 especialistas e são sobre temas como poluição das águas, saneamento ambiental e gestão dos recursos hídricos com foco na região metropolitana de São Paulo. Todo o conteúdo foi desenvolvido em linguagem mais acessível, estruturado em vídeos dinâmicos e em textos mais completos para quem deseja se aprofundar no tema. De acordo com Stela Goldesntein, a plataforma servirá para estabelecer um diálogo com a população, pois a temática precisa estar no centro do debate para que haja uma integração das diferentes políticas urbanas.

A página da iniciativa, que será lançada em breve, estará disponível online e com acesso gratuito, cujo foco é o ensino sobre gestão de recursos hídricos. O projeto é uma iniciativa da Fundação FHC com apoio do IDS, Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Estúdio Varanda e organização Brava.

Fotos: Fundação FHC

Parceiros