Aliança pela Água publica nota sobre instalação de Comitê de Crise Hídrica

04/02/2015

Leia na íntegra o posicionamento da Aliança pela Água, grupo da sociedade civil para enfrentamento da crise hídrica da qual o IDS faz parte, sobre o decreto n° 61.111 publicado pelo governo do Estado de São Paulo. Divulgado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado, o anúncio institui, sob a coordenação o da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o Comitê de Crise Hídrica no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo.

São Paulo, 04/02/2015

NOTA ALIANÇA PELA ÁGUA SOBRE DECRETO Nº 61.111, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2015

À BEIRA DO COLAPSO, GOVERNO DO ESTADO DE SP FINALMENTE CRIA COMITÊ DE CRISE HÍDRICA POR DECRETO

Iniciativa chega atrasada e com pouca participação social, afirma Aliança pela Água

O governo do Estado de São Paulo publicou hoje o Decreto 61.111, que institui, sob a coordenação o da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o Comitê de Crise Hídrica no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo. A medida vinha sendo cobrada pela sociedade civil desde outubro do ano passado, quando vários indicadores apontavam a dimensão da crise hídrica e climática que ameaça o abastecimento de água em São Paulo.

Para a Aliança pela Água, rede com mais de 50 entidades que vem monitorando a crise e apresentando propostas, embora seja um primeiro passo importante, o Comitê criado pelo governo deveria ter um mandato mais amplo e mais político para incidir na gestão da crise. A Aliança defende que, além de gerir o racionamento de forma transparente, este Comitê deve discutir e apresentar propostas e alternativas para complementar o fornecimento de água, garantir o abastecimento aos serviços essenciais e a comunicação clara com a sociedade, a fim de evitar pânico e impactos à saúde.

Este Comitê de Crise Hídrica precisa ainda ampliar a representação dos diferentes segmentos da sociedade civil que serão fundamentais na mobilização popular para enfrentar o colapso.

Com o agravamento da crise nos últimos dois meses e as incertezas frente aos cenários climáticos, é difícil dizer quanto tempo a estiagem e a restrição no abastecimento podem perdurar. Será necessário um plano de emergência bem mais detalhado e abrangente e um comitê com real força política para garantir segurança e cumprimento de direitos à população.

Link do decreto (pg.3): http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_…/index.asp…

Site da Aliança pela Água: http://aguasp.com.br/

 

 

Parceiros