2ª edição do “Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade” começa em agosto

03/07/2015

As inscrições para a segunda edição do "Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas" já estão abertas! O ciclo de debates, com início em 19 de agosto, oferece uma abordagem multidisciplinar para apresentar os desafios contemporâneos da região amazônica brasileira e sul-americana e discutir sobre as soluções para sua resolução. 

Voltado para estudantes de pós-graduação e pós-graduados, o ciclo de debates vai abordar neste semestre os temas: Amazônias Nacionais – Guiana, biodiversidade, floresta e água, cultura, regularização fundiária e terras indígenas e infraestrutura*.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final do ciclo, os participantes do "Diálogos"  elaboram artigos para publicação em formato de dossiê na Revista Gestão de Políticas Públicas (RGPP) (Ver em: http://each.uspnet.usp.br/rgpp/index.php/rgpp/index).

Na primeira edição do "Diálogos", no primeiro semestre de 2015, os encontros contaram com a presença de especialistas sobre o tema: Neli Aparecida Mello-Théry (USP), Luiz Carlos Beduschi Filho (USP), João Paulo Ribeiro Capobianco (IDS), Marina Silva (ex-ministra de Meio Ambiente), Edson Vidal (Esalq/Usp), Hervé Théry (CNRS-Paris/França), Vincent Dubreuil (CNRS-Paris/França), Marilene Corrêa da Silva Freitas (UEAM), Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos). Foram mais de 30 participantes presenciais, além do público via transmissão online (pelo IPTV) durante os debates de temas estratégicos para o conhecimento sobre a Amazônia. O projeto envolveu alunos de pós-graduação interessados na Amazônia e estimulou a realização de trabalhos conjuntos.

Confira os vídeos, fotos e textos da 1ª edição do Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade!

Nessa segunda edição, o objetivo é aprofundar alguns temas que foram tratados no primeiro, como as mudanças climáticas, e provocar a discussão de novos assuntos de relevância nacional como infraestrutura, energia, floresta e água, turismo, biodiversidade. Três dos especialistas convidados para o segundo ciclo serão da região amazônica e trarão suas contribuições do olhar local. A integração entre as universidades e os núcleos de estudos avançados com foco na discussão da Amazônia faz desse um projeto inovador.

Esta é uma iniciativa realizada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), por meio do grupo de pesquisa Políticas públicas, territorialidades e sociedade, no âmbito do acordo de cooperação técnico-científica firmado com a USP em 2014.

*temas sujeitos a alteração

 

Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de ideias e propostas"

 

Objetivo geral:

  • Formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.

Objetivos específicos:

  • Criação de espaço de debate e construção de conhecimento por meio de um atelier de ideias;
  • Apresentação dos problemas contemporâneos da região amazônica e das soluções para sua resolução (soluções que já estão em prática e/ou soluções inovadoras);
  • Articulação com especialistas sobre o tema;
  • Elaboração de um Dossiê com artigos sobre o tema para a Revista Gestão de Políticas Públicas (RGPP) (http://each.uspnet.usp.br/rgpp/index.php/rgpp/index).

Formato do projeto:

  • Período: segundo semestre de 2015.
  • Início: Agosto2015
  • Fim: Dezembro/2015
  • Número de vagas:  40 vagas
  • Número de encontros: 8 encontros presenciais.
  • Os encontros acontecerão das 14:30 às 17:30.
  • Temas propostos: Amazônias Nacionais – Guiana, biodiversidade, floresta e água, regularização fundiária e terras indígenas, cultura e infraestrutura
  • Pessoas convidadas: especialistas nos temas acima propostos.
     

Inscrições

Evento gratuito. A participação presencial nos encontros está condicionada à inscrição e seleção.

Inscrições

Até o dia 15.08Formulário para Inscrição

Importante:

  • O participante inscrito para a aula inaugural, compromete-se a participar de todos os encontros.
  • Para os inscritos haverá um processo seletivo composto do preenchimento de formulário online.
  • O candidato selecionado será informado por email
     

Público alvo:

Pós-graduandos e pós-graduados (stricto sensu e/ou lato sensu).
 

Coordenação:

Mais informações em: http://www.iea.usp.br/eventos/dialogos-sobre-a-amazonia-na-contemporaneidade-atelier-de-ideias-e-propostas-2a-edicao

 

 

 

Parceiros