20 projetos inovadores são apresentados durante o encerramento do Curso D+S

07/12/2023

A Feira de Encerramento do Curso D+S foi palco de celebração e reconhecimento para os 20 projetos desenvolvidos pelos participantes durante a primeira edição do “Curso Democracia e Sustentabilidade: co-criando soluções para liderar a mudança em ecossistemas complexos”. Além da presença dos alunos, o evento contou com a participação do Presidente do IDS, Ricardo Young, e o do professor Zysman Neiman, da UNIFESP, como membros do júri e ministrantes do curso. 

No início do evento, Ricardo Young ressaltou a relevância simbólica do dia, considerando o mais quente da cidade de São Paulo. Ele enfatizou a transição da teoria para a prática, elogiando as ideias extraordinárias apresentadas pelos participantes e incentivando a transformação efetiva no mundo para abordar os desafios da sustentabilidade.

O Curso

A formação foi uma parceria entre o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) com a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da UNIFESP, com o objetivo de formar líderes que possam agir na transformação de uma sociedade mais democrática e sustentável. 

O curso, que iniciou em agosto de 2023, totalizou 38 horas-aula divididas em três módulos que perpassaram pela Teoria do U, ensinada durante as aulas: a descida do U, o fundo do U e a subida do U. E ao final, foi produzido um projeto, conforme a escolha do participante, para a aplicação do aprendizado. 

Esta iniciativa é urgente, principalmente pelo cenário de mudanças climáticas que vem ganhando espaço no dia a dia das pessoas. Para Eduardo Couto, Assistente de Pesquisas e Projetos do IDS, “foram 12 encontros muito bons, interessantes, de troca de ideias, de conversa,  de propostas, de alinhamento, discussões e soluções que são mais do que urgentes”. 

Eduardo Couto

A Premiação 

Durante o curso, os alunos criaram um projeto para avaliação final e, dentre eles, três seriam escolhidos para receber mil reais em incentivo à formação e uma mentoria do Presidente do IDS, Ricardo Young e o do professor Zysman Neiman, da UNIFESP.

Segundo Couto, os ganhadores foram avaliados critérios de solidez e propósito, nível de inovação, potencial de aplicabilidade, promoção do desenvolvimento local e capacidade de articulação e engajamento comunitário. 

Três projetos empataram em quarto lugar, recebendo menção honrosa: Valentina, com o Lab de Carreiras Sustentáveis, Priscila Batista, com Gerenciamento de Resíduos no Quilombo Brotas e Claudia Passos, com Escola em Transição.

Daniele Medeiros de Araújo conquistou o terceiro lugar com 9,2 pontos, apresentando o projeto “Bem Viver: Cocriando Soluções Ambientalmente Sustentáveis em Porto Seguro/BA”. Renata Bauabi garantiu o segundo lugar com 9,3 pontos e o projeto “Diálogos Pela Paz”. O primeiro lugar, com impressionantes 9,8 pontos, foi para Beatriz Tavares, autora do projeto “Escuta Amazônica: Incubadora de Soluções Financeiras para o Negócio da Amazônia”.

No encerramento do evento, Eduardo Couto pontuou a  importância de cultivar essas sementes (projetos), incentivando a continuidade e o surgimento de novos projetos transformadores em prol da sustentabilidade e democracia. 

A celebração não só reconheceu o esforço dos participantes, mas também inspirou a todos a continuarem fazendo a diferença em suas comunidades. 

Assista as apresentações e inspire-se!

Parceiros