Innovaction

A oportunidade de reunir organizações do terceiro setor e empresas para promover o empreendedorismo social com consciência socioambiental levou à criação, em 2015, do Instituto Innovaction. Foi estabelecido a partir de uma parceria entre IDS, Microsoft e Artemisia para promover a pré-aceleração de start-ups alinhadas com os valores da sustentabilidade e democracia no Brasil. Por meio de ciclos de empreendedorismo nos quais inovações tecnológicas de grande potencial, pré- selecionadas em processos de premiação de organizações parceiras, o Instituto Innovaction ofereceu suporte legal, financeiro, de infraestrutura e de formação de valores aos empreendedores selecionados.

A iniciativa surgiu da constatação de que ideias inovadoras e ações empreendedorasn ão têm o estímulo e apoio necessários para terem viabilidade e ganharem escala no mercado brasileiro. Elas enfrentam obstáculos e dificuldades que podem impedir o pleno desenvolvimento da ideia ou solução inovadora, e por consequência, reduzem a chance de êxito. A participação do IDS fomentou, por meio do empreendedorismo, soluções tecnológicas que tenham em seu DNA os valores da sustentabilidade e da democracia, e que contribuam para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Entre 2016 e 2017 foram realizados ciclos de capacitação que contemplaram mentoria em negócios e gestão financeira, assessoria jurídico-contábil e workshops de sustentabilidade, entre outras frentes fundamentais para o desenvolvimento de uma startup alinhada aos principais desafios da atualidade.

A atuação do IDS se deu por meio da identificação de startups com capacidade de contribuir para solução de grandes desafios socioambientais, capacitando-os e oferecendo caminhos para seu desenvolvimento, bem como pela formação em sustentabilidade de todos os empreendedores que passaram pelo programa. Em novembro de 2017 o Instituto Innovaction encerrou suas atividades, tendo apoiado diversas startups nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.

Parceiros