Painel Parlamento Socioambiental

Uma visão ampla e aprofundada do posicionamento dos parlamentares sobre a agenda socioambiental no Congresso Nacional durante os anos de 2019 e 2020.

O Painel Parlamento Socioambiental apresenta à comunidade um cenário da atuação de senadores e deputados brasileiros durante o período 2019-2020, primeiro biênio dessa legislatura, e análises de parceiros a respeito da atuação nesse período e das perspectivas para 2021. Trazemos aqui informações sobre a atuação parlamentar federal no debate sobre a legislação socioambiental no Brasil.

Para isso, a equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria e colaboração com organizações membros do Grupo de Trabalho Socioambiental da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e do Observatório do Clima (OC) e outros parceiros, mergulhou em dados sobre as movimentações dos legisladores nas redes sociais, da sua atuação na pauta parlamentar, assim como no levantamento de suas opiniões e avaliações acerca do meio ambiente. Votações, propostas, participações em debates e redes sociais, as principais iniciativas relativas a esta pauta foram examinadas e detalhadas no material que ora oferecemos à sociedade brasileira.

Com esses dados, o cidadão e as organizações interessadas em incidir sobre a agenda socioambiental no parlamento poderá avaliar como tem atuado o Congresso Nacional num período da história brasileira em que as ameaças de retrocessos na legislação ambiental brasileira nunca foram tão graves. Por isso, asseguramos aqui ampliação da visibilidade de suas ações, seus posicionamentos frente aos desafios atuais para o avanço da agenda ambiental e as perspectivas para o próximo biênio.

https://parlamentosocioambiental.org/

Parceiros