Diálogos sobre a Amazônia na contemporaneidade

A lógica própria da Amazônia requer debates qualificados e focados em iniciativas bem sucedidas que vêm sendo implantadas pelos governos, academia e comunidades locais. Dessa necessidade surgiu o Ciclo de Debates “Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: ateliê de ideias e propostas”, realizado pelo IDS e pelo Instituto de

Estudos Avançados da USP. Enquanto um dos desafios históricos da Amazônia – o desmatamento – teve uma expressiva redução de quase 80% a partir de 2004, com a implementação do PPCDAm, em 2015 os índices voltaram a crescer na região. Para além do desmatamento, mais questões tornam-se centrais ao discutir a Amazônia, como a expansão de projetos energéticos, o acirramento de conflitos sociais entre produtores rurais e populações tradicionais e o impacto das mudanças climáticas na agropecuária, que continuam impondo obstáculos ao desenvolvimento regional de forma sustentável. 

Participaram profissionais da academia, do terceiro setor e do setor público para falar sobre os desafios encontrados em sua atuação na região amazônica e mostrar caminhos para os desafios da gestão pública democrática e sustentável, por meio da articulação entre os conhecimentos gerados pela academia e sociedade na proposição de soluções. O público dos eventos era composto por estudantes de pós- graduação, professores, especialistas interessados e pela sociedade em geral. Os eventos também eram transmitidos ao vivo online. 

Ações realizadas: 13 debates com 16 especialistas de diversas áreas do conhecimento.

Parceiros