Radar Clima e Sustentabilidade

A conjuntura política nacional é bastante desafiadora. Desde que tomou posse em janeiro de 2019, o novo Governo Nacional vem assumindo posições e propostas de políticas que alteram o marco legal da política socioambiental brasileira, retroagindo aceleradamente no campo dos direitos ao meio ambiente e da agenda de clima, por exemplo, esvaziando órgãos do poder público responsáveis por sua proteção e implementação e deslegitimando ou desautorizando funções de monitoramento, controle e fiscalização do uso do solo e da devastação da cobertura vegetal, principalmente na Floresta Amazônica. 

Nesse contexto, o Congresso Nacional exercerá um papel determinante na manutenção das garantias e direitos fundamentais no tema de clima e meio ambiente conquistados nos últimos 30 anos. Por meio desta iniciativa, o IDS atuará para evitar retrocessos nas pautas socioambientais e garantir a proteção de direitos consolidados na agenda do clima e da sustentabilidade, com o desenvolvimento de novas formas de atuação diante do novo Congresso Nacional, mapeando pautas prioritárias, identificando oportunidades e sinergias e fortalecendo o trabalho das organizações da sociedade civil e redes de ação coletiva que atuam nessas pautas e esferas.

O projeto Radar dará mais transparência e visibilidade às pautas legislativas e trâmites do dia-a-dia do Congresso Nacional, promovendo debates e gerando informações técnicas qualificadas com as principais organizações que atuam no parlamento, permitindo uma participação e mobilização mais efetiva da sociedade em geral e da sociedade civil organizada em especial para cobrar de seus representantes uma atuação positiva e proativa nas pautas de clima e meio ambiente.

A iniciativa também propõe visibilizar e promover agendas positivas, boas práticas e iniciativas legislativas e parlamentares exemplares em defesa da agenda de direitos socioambientais e dos compromissos climáticos do Brasil que fazem a diferença. Para avançar na agenda de Desenvolvimento Sustentável será preciso ir muito além das denúncias, sensibilizando, mobilizando e engajando politicamente os parlamentares e os cidadãos pelo reconhecimento positivo e do legado que podemos construir para as futuras gerações. 

Social