17 de Fevereiro de 2021
O Boletim de Janeiro 2021 do projeto #Radar Clima & Sustentabilidade trás comentários de André Lima, especialista em direito ambiental e advocacy do IDS, com as pespectivas para os próximos dois anos dessa legislatura.
A última gestão de Rodrigo Maia mostrou alguns avanços como o Projeto de Lei para Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) e o acordo entre ambientalistas e ruralistas sobre o código florestal ainda em 2019. Pela frente temos agora desafios maiores, haja vista a linha política do “passando a boiada” que vem adotando o Ministério de Meio Ambiente, sem diálogo com os povos indígenas, com total menosprezo pelas reivindicações de preservação da Amazônia, entre outros retrocessos.
“A pauta ambiental não é uma pauta de maioria, ao contrário, deputados da maioria se colocam muitas vezes contra as restrições ambientais impostas pela legislação construída na Constituição de 1988. Precisamos ficar atentos e vigilantes", afirmou.
André Lima adianta também no Boletim Janeiro 2021 que está trabalhando em uma avaliação sobre como o Congresso Nacional atuou nas pautas ambientais nos últimos dois anos com base em relatórios consistentes que são: Relatório Parlametria, da Dado Capital e Pulso Público, apoiados pelo IDS, que identifica a temperatura das proposições, o que tramita com mais energia, como o conteúdo dos projetos é alterado e quem são os atores importantes nesse processo - https://painel.parlametria.org.br/paineis; Relatório focado nas Redes Sociais dos parlamentares e suas reações e interações com seus eleitores acerca da pauta ambiental e um Relatório de Pesquisa Congresso em Foco apresentando os resultados de uma consulta pública contendo 15 questões ambientais para os parlamentares (205 deputados e 33 senadores) aplicadas em fevereiro. Tudo isso resultará no Painel do Poder Socioambiental que será lançado muito em breve, uma iniciativa do IDS e parceiros.
Acompanhe as novidades!
CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA!
Leia também o artigo lançado pelo coordenador do projeto Radar Clima & Sustentabilidade, André Lima, sobre a sanção no dia 14/01 da Lei 14.119/21 que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.
Acesse: https://www.andrelimabsb.com.br/vetos-lei-psa/
Foto ilustrativa de Alan Santos – Brasil de Fato
IDS participa de Seminário da Comissão de Meio Ambiente para debater Ref. Tributária
Governistas avaliam mal política ambiental de Bolsonaro
IDS lança Painel Parlamento Socioambiental com dados sobre atuação do parlamento nas redes para temas ambientais
Lei de Serviços Ambientais e PL de Concessões Florestais
Política Nacional para Mudanças Climáticas e Acordo de Paris